quinta-feira, novembro 17, 2005

Prateleiras são phodidas!

Image Hosted by ImageShack.us
"Estranho funcionamento o do ser humano, que tende a valorizar o que não tem, ao invés de acarinhar o que tem. É assim, não há volta a dar. Quem nos apoia, quem nos bate palmas nas horas de triunfo e felicidade, quem está sempre atento e sofre com as nossas dores é, com alguma frequência, colocado numa prateleira. É algo conquistado e que não precisa de grande investimento afectivo... "coisifica-se" a pessoa, encara-se como um objecto adquirido e que, por isso mesmo, não vai sair daquele cantinho que reservámos para ele. Vivemos depois, descontraidamente, à sombra dessa ilusão, que nos traz uma certa paz de espírito. Temos a certeza de que aquela pessoa vai nutrir por nós sempre o mesmo afecto, vai estar ali em todos os momentos mas... em troca de quê? É que, frequentemente, o retorno é muito pouco, ou quase nada. Torna-se uma relação egoísta, egocêntrica, em que os sentimentos, necessidades e desejos do outro desaparecem por inteiro. De vez em quando existe uma atitude que, à primeira vista, pode parecer de atenção, sob a forma de um convite, um telefonema para saber se está bem, mas, no fundo, no fundo, acaba por não ser mais do que um teste, uma forma de perceber se ainda está lá (como se fossemos limpar o pó do objecto). Facto é que existem pessoas que mantêm este tipo de relação, talvez porque a auto-estima escasseia e consideram que é sempre melhor viver "de migalhas do que poder passar fome". Outras, passado algum tempo, optam por saltar fora, porque nada disto as gratifica, aliás, muito pelo contrário, é uma constante desvalorização. Qualquer tipo de relação tem de ser de partilha, caso contrário frustra um dos parceiros e destrói-se. Claro que, na teoria, todos somos de opinião que a verdadeira essência da amizade/amor assenta no dar sem esperar retorno. Pois é... mas essa é a teoria! Na prática, somos humanos e desejamos ser alvo de atenções e carinhos, na exacta medida em que damos carinhos e prestamos atenções. Gostamos que se interessem por nós, que partilhem as nossas alegrias e sucessos, que vibrem com os projectos em curso, que nos façam sentir queridos e importantes pelo que somos e não apenas pelo que podemos dar. Quando sentimos que nada disso acontece, só restam duas hipóteses, continuar a alimentar o ego do outro e ou então saltar do cantinho da prateleira onde nos colocou. Ficará então o espaço vazio e na ausência é que muitas vezes acabam por nos dar o devido valor ou perceber/sentir que, afinal de contas, era importante o papel que desempenhávamos. Resta saber se depois não é tarde demais!"

Teresa Paula Marques

Gostei muito deste texto pk é algo k sp pensei e faz.me realmente comichão hihih
Muito boa gente o deveria ler =)
Ah qt á foto...apeteceu.me^-^

11 comentários:

Anónimo disse...

epa sim senhor e tal... isso é tudo muito bonito, mas...

Pistaxa disse...

Tu cala.te e se voltas a meter esses nicks manhosos, corto te é já o piu!

Anónimo disse...

Sim senhora, deseja mais alguma coisa?

Pistaxa disse...

Imbecilidades..esse sim devia ser o teu nick ou kem sabe blog LOL

Anónimo disse...

O que tu queres sei eu... :]

Pistaxa disse...

Era um mamilo dakeles pá mesa 13 sff LOOOOOOOOOOOOOOOOL

kot disse...

gostei muito deste texto, sim senhor (pEstaxa, de vez em quando sais-te com uns posts sérios e interessantes... vá lá.. ainda assim aquela foto era escusada, tss tsss)
Sem duvida que ilustra bem o que se passa hoje em dia nas relações, na sociedade em que vivemos, cada vez mais egoista e menos tolerante.
Ás vezes bastava um pouco de humildade e maior espirito de partilha para evitar o desmoronar de muitas relações... mas pronto, este é daqueles assuntos que dava pano para mangas =)

(Quem acha que deve comentar ou nao, sou EU)

Pistaxa disse...

Eu acho kesta historias das prateleiras é sp interessante..há pessoas k na topam mesmo e dpz qd precisam trim trim LOL
Tripaz na percebi bem o teu ponto de vista explike.se hihih
Joguinhos toda a gente os faz e ha alguns bem engraçados hihih

Pistaxa disse...

Pronto foi exactamente isso keu kiz ke o post representasse embora por acaso qd o postei o referisse mais a nivel da amizade pois acho k ai é mais visivel....
Se bem keu acho k as pessoas funcionam assim em tudo o ke fazem, qd se precisa é k se vai á prateleira e tal e coisa, dpz qd já na precisa volta a pôr.
Achei um excelente texto p+or essa mesma critica k muita gente teima em deixar passar ao lado.

Sandrinha disse...

eu muito sinceramente axo k fui muitas vezes deixada na prateleira.. ja caí de algumas, de outras estou quase a cair..
e aí sim, é tarde demais..

Pistaxa disse...

Eu acho kesse sentimento é kuase konstante ,sim pk cada xas pessoas tºão mais egoistas e a pensarem só nelas e no seu bem estar..o resto vira promenor, mas tb é algo k na me chateia mt pk mesmo na prateleira ás xs nem se está mal de todo LOOOOOOOL