quinta-feira, novembro 17, 2005

Livro a comprar













«Há Vida em Markl», o novo livro de Nuno Markl que reúne «cartoons» publicados no «Inimigo Público» e textos da rubrica de rádio da Antena 3 com o mesmo nome, foi lançado esta quinta-feira, pelas 18h30, no espaço FNAC do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, onde teve lugar uma sessão de autógrafos.
«Aqui encontrará as respostas para quase todos os grandes assuntos que tiram o sono à humanidade - Deus, vida após a morte, relações afectivas, política, os aromas do papel higiénico humedecido - ou então ficará ainda com mais dúvidas!», promete a Gradiva, que edita a obra.

No livro, Nuno Markl apresenta a sua visão «deste fenómeno milagroso, maravilhoso, fascinante e profundamente patético a que chamamos vida», num álbum repleto de imagens e textos, com «prefácio tecnologicamente pioneiro» dos Gato Fedorento.


Aqui fica um pequeno excerto de um dos temas do livro:

"AS PROFECIAS DE NOSTRADAMUS"

"Dei por mim, recentemente, a ler as profecias de Nostradamus. É uma coisa que dá um certo estilo ler em público, em salas de espera. Sobretudo em salas de espera do médico. As mulheres ficam doidas com um homem que lê as profecias de Nostradamus. Ainda outro dia, houve uma que começou aos berros ao pé de mim.

Reparei depois que a estava a pisar, mas sei que não era só isso. Era o poder de Nostradamus. Também do meu pé 44 em cima do delicado pé dela; mas Nostradamus e as miúdas? Cuidado.

Há imensas pessoas que dão crédito às coisas que este simpático barbudo escreveu no século XVI. Há quem diga mesmo que coisas como a Revolução Francesa, a bomba nuclear, a ascensão do nazismo, o 11 de Setembro – tudo isso estava escrito nas profecias que este francês fez há 500 e tal anos.

Eu sou sincero – não vejo lá nada que indique isso… Mas se este tipo de coisa significar que os meus escritos ainda se vão vender que nem uns loucos daqui a 500 anos, então quero dizer que pretendo seguir a carreira de profeta. É que não me parece assim tão difícil.

Eu olho para as profecias que Nostradamus escreveu, as profecias que tanta gente respeita e teme, e nunca ninguém pensou nisto: malta, o tipo escreveu aquilo em verso. Para mim, isto foi uma opção estúpida por parte de Nostradamus. Porque lhe deu muito mais trabalho. Ele deve ter achado que era boa ideia quando ainda estava no princípio; quando chegou à centésima profecia, o homem já devia estar pelos cabelos com esta ideia das rimas."

Bem, eu cá acho que este livro deve mesmo valer a pena.. Este gajo sai-se com cada teoria..

2 comentários:

Sandrinha disse...

obrigada, és um amor :)
*********

Pistaxa disse...

Kem é k anda ai pah?
Bem eu em relaçao ao mark, na gosto mt dele como "personagem" e no meu ponto de vista na tem grande piada,já aos textos vou lhes axando vou hihih agora nao é a serem interpretados por ele