quinta-feira, julho 07, 2005

Ataque terrorista em Londres


O sistema de transportes na capital do Reino Unido foi sacudido na manhã desta quinta-feira por uma série de explosões quase simultâneas. O terrorismo voltou a atacar numa importante cidade europeia, visando sete estações de Metropolitano e pelo menos um autocarro. As autoridades locais admitiram rapidamente a existência de muitas vítimas

Eram 08h59 locais (mesma hora em Lisboa) quando os serviços de socorro foram alertado para uma primeira explosão entre Liverpool Street e Aldgate. A série de seis explosões envolveu as estações de Metropolitano em Edgware Road, King's Cross, Old Street, Russell Square e Aldgate. Foi também noticiada uma explosão num autocarro entre Tavistock Square e Russel Square.

EUROPA EM ALERTA

De acordo com algumas fontes, os ataques em Londres foram já reivindicados na Internet pela organização terrorista al-Qaeda. O grupo autodenominou-se Organização Secreta da al-Qaeda na Europa e justificou o ataque, segundo revelou o "Der Spiegel" alemão, com a participação do Reino Unido na guerra no Iraque.

A França e a Espanha entraram já esta manhã em alerta máximo. No comunicado divulgado na Internet, a célula da al-Qaeda ameaçou com mais ataques na Europa e avisou em particular os governos da Itália e da Dinamarca para que retirem as suas tropas do Iraque.

Governos de diversos países europeus, nomeadamente Portugal, Itália, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Polónia e Rússia, accionaram células de crise, para acompanhar a evolução dos acontecimentos.

Esta manhã decorria em Londres uma conferência israelita. Estava prevista a chegada à cidade do ministro israelita das Finanças, Benjamin Netanyahu, para participar na reunião. Mas o avião de Netanyahu não chegou a aterrar. As embaixadas de Israel em todo o Mundo foram prontamente colocadas em estado de alerta máximo.

Para ver Mais

Fotos no Metro

Apontamentos Dramáticos

O Medo



Quem será a(s) próxima(s) vitima(s)?

2 comentários:

Anónimo disse...

profundamente triste..é assim k m sinto ... eu andei a passear la...uns dias dos melhores k a mha vida ja me ofereceu..russel square principalmente...sinto m nostalgica .. mto mesmo :| enfim ...... bjinhos pa vs:)

Pistaxa disse...

Pois agora vamos ver kem vao ser as proximas vitimas...enfim..aos menos k mandassem o buckingdom palace ku karay agopra matar inocentes....