sábado, setembro 24, 2005

Pensamento de início de tarde

O Homem é um Animal Irracional

1. O homem é um animal irracional, exactamente como os outros. A única diferença é que os outros são animais irracionais simples, o homem é um animal irracional complexo. É esta a conclusão que nos leva a psicologia científica, no seu estado actual de desenvolvimento. O subconsciente, inconsciente, é que dirige e impera, no homem como no animal. A consciência, a razão, o raciocínio são meros espelhos. O homem tem apenas um espelho mais polido que os animais que lhe são inferiores.

2. Sendo assim, toda a vida social procede de irracionalismos vários, sendo absolutamente impossível (excepto no cérebro dos loucos e dos idiotas) a ideia de uma sociedade racionalmente organizada, ou justiceiramente organizada, ou, até, bem organizada.

3. A única coisa superior que o homem pode conseguir é um disfarce do instinto, ou seja o domínio do instinto por meio de instinto reputado superior. Esse instinto é o instinto estético. Toda a verdadeira política e toda a verdadeira vida social superior é uma simples questão de senso estético, ou de bom gosto.

4. A humanidade, ou qualquer nação, divide-se em três classes sociais verdadeiras: os criadores de arte; os apreciadores de arte; e a plebe. As épocas maiores da humanidade são aquelas em que sobressaem os criadores de arte, mas não se sabe como se realizam essas épocas, porque ninguém sabe como se produzem homens de génio.

5. Toda a vida e história da humanidade é uma coisa, no fundo, inteiramente fútil, não se percebe para que há, e só se percebe que tem que haver.

6. A plebe só pode compreender a civilização material. Julgar que ter automóvel é ser feliz é o sinal distintivo do plebeu.

O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não.


Fernando Pessoa, in 'Reflexões Sobre o Homem'

7 comentários:

Anónimo disse...

bem... não fosse esta uma crítica imaginativa à sociedade humana, consideraria demasiado forte a afirmação que o homem é um animal irracional...
Geneticamente, psicologicamente condicionado/orientado talvez.

O homem raciocina, calcula, deduz, interroga-se e consciencializa-se. É isto que nos define como seres racionais.

A impossibilidade de uma sociedade racionalmente organizada advém desse mesmo factor. O de sermos todos seres pensantes, e termos a razão impressa na condição humana. cada um tem a sua personalidade, cada um pensa por si, cada um conclui por si, portanto, cada um age por si. não existe "comunidade" racional como nas super-organizadas formigas. existe um elo apenas, o da "humanidade", nada mais. Informáticamente falando, cada um de nós é um "processo" distinto :)

Pistaxa disse...

Elahhh mas nós acordamos hj muito inspirados vasco gosto de ver LOLOL
Eu acho k este assunto é mt subjectivo e há inumeros pontos de vista e como eu na keru "ir por ai" ke senao ia tar aki a tarde toda a escrever prefiro fazer o meu pekeno kometário..
Embora cada x o homem pense e age por si estando cada x mais egoista,não nos podemos eskecer do agente meio ké extremamente importate,em ke somos constantemente influenciados e influenciamos..

Anónimo disse...

Aqui, até tenho medo de commentar seja lá o que for... é um tema que nos levaria a imensas conversas, ideias, contraposições...UPA UPA!! Mas apenas direi que lendo o que diz o vasco..."O homem raciocina, calcula, deduz, interroga-se e consciencializa-se. É isto que nos define como seres racionais" .... Será que é mesmo isso que nos forma racionais? ser o mesmo que constroi a destruir? O que mesmo que cria, por alguma forma de poder, consegue contrapor o que fez? O mesmo que toma uma acção em deterimento de algo, é capaz de voltar atrás? Pensa eu que o Ser Racional poderia "madeir-se" pelos valores que tem, mas....e quando a maioria já nem sabe o que isso é? Uma sociedade racionalmente organizada.... já dizia um belo Homem «Há razões que a própria razão desconhece»

Anónimo disse...

LOL pixtaxa, há temas e temas :)

quando usei o termo "racional" refiro-me à "razão", à capacidade de pensar, e não à racionalidade com que tomamos decisões (com maior ou menor justiça), tipo "não estás a ser racional!".

na tua interpretação o ser humano não é, de facto, racional (ou melhor, não o somos todos!). o pior inimigo do ser humano não é a catástrofe, a doença, a bomba. É ele próprio.

no âmbito do ser humano como animal racional não tenho dúvidas :)

Anónimo disse...

Não serei ninguém para dizer que não somos racionais!! Mas que o pior inimigo do Ser Humano é ele próprio, não tenho amenor duvida!!

Pistaxa disse...

"quando usei o termo "racional" refiro-me à "razão", à capacidade de pensar, e não à racionalidade com que tomamos decisões (com maior ou menor justiça), tipo "não estás a ser racional!"."
Achei isto um pouco a "dar ao mesmo nao?"hihihih
Qt ao resto isso é um dado adquirido..eu acho mais uma x k este assunto é mt subjectivo.

Anónimo disse...

ah... isso é pk estava a responder à juanita... n o indiquei :P