quarta-feira, setembro 28, 2005

Auto Estima


O que mais dificulta a busca de algo que se quer é o nível da nossa auto-estima.

Falamos tanto sobre isso, mas você sabe o que é auto-estima? Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Coisas nem sempre tão simples assim.
A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais, é a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas. A auto-estima começa a se formar na infância, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Ou seja, as experiências do passado exercem influência significativa na auto-estima quando adultos. Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que faz. O que abala não é só a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio.
Quando a auto-estima está baixa a pessoa se sente inadequada, insegura, com dúvidas, incerta do que realmente é, com um sentimento vago de não ser capaz. Não acredita ser capaz de ter alguém que a ame, de fazer aquilo que quer, de se cuidar, desenvolvendo assim um sentimento de insegurança muito profundo, desistindo facilmente de tudo que começa.
Como ela mesma não se ama, se sujeita a qualquer tipo de relação para ter alguém ao seu lado, tornando-se dependente de relações destrutivas e não conseguindo forças para sair delas. Vale lembrar que esse processo acontece inconscientemente. A pessoa não tem consciência do por que está agindo assim, apenas sente o sofrimento que pode se expressar em forma de angústia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depressão, punição, doenças.
Culpam os outros pelos próprios erros, encaram todas as críticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relações doentes. O maior indicador de uma pessoa com baixa auto-estima é quando sente intensa necessidade de agradar, não consegue dizer "não", busca aprovação e reconhecimento por tudo o que faz, sempre querendo se sentir importante para as pessoas, pois na verdade, não se sente importante para si mesma. Com isso se abandona cada vez mais.
A auto-estima também influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-próprio em geral atraem pessoas com a mesma característica, gerando uniões saudáveis, criativas e harmoniosas. Já a baixa auto-estima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. Quando há amor-próprio não se deixa envolver nem manter relações destrutivas. Há também uma relação direta e muito importante entre desempenho profissional e auto-estima, mas esse é outro assunto.
A auto-estima influencia tudo que fazemos, pois é o resultado de tudo que acreditamos ser, por isso o autoconhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto-estima. Ou seja, confiar em si mesmo, ouvir sua intuição, acreditar em sua voz interior, respeitar seus limites, reconhecer seus valores, expressar seus sentimentos sem medo, sentir-se competente, capaz e se tornar independente da aprovação dos outros, tudo isso faz com que a auto-estima se eleve. Mas é um processo gradativo que exige trabalho e conscientização.
Na verdade, todos estamos à procura de amor. E esse sentimento ainda é o que rege tudo o que buscamos, fazemos e somos. Principalmente o amor por si mesmo, que é a base da construção da auto-estima. Que tal reconstruir a sua?

Rosemeire Zago - Psicóloga clínica

Achei interessante este texto, embora longo leiam e digam.me lá como vai a vossa auto-estima=)

5 comentários:

Sandrinha disse...

gostei mt do texto minha perola ^^
ora bem..
a minha auto-estima tá num nivel mediano.. a minha vida é complicada e mt complicada, tu sabes... ás vezes nem um santo aguentava certas cenas, e com tanta turbulencia á minha volta, às vezes lá vai a auto-estima.. mas dou graças à força superior que existe "lá em cima" pelos amigos que tenho, que me ajudam a pegar de novo na auto-estima e a tira-la do chao..
estou a começar agora uma etapa da minha vida.. sinto-me capaz de enfrentar o desafio..
vamos é ver se a auto-estima ajuda..
***

Pistaxa disse...

o favaios tb vai ajudando na é?=))

Sandrinha disse...

o favaios, o bacardi, o martini, o safari, o whisky.. todos bons amigos.. LOL :X

kot disse...

I'm the KING OF THE UNIVERSE ! =)

Pistaxa disse...

As oscilações sao normais, na acredito k haja alguem k nunka as tenha tido...ker dizer haver ha sp alguem mas até k ponto isso é normal já é diferente=)
Eu concordo k td o k disseste e toca a mandar a entrevista maz é =)
/me manda a sapatilha a kot