domingo, fevereiro 26, 2006

"Tuga" : Uma espécie em vias de extinção?



Bem, isto tudo começou com D. Afonso Henriques a bater na própria mãe. As hipóteses são várias, e não vêm agora ao acaso, o que interessa é : como é que um país que nasce de um episódio destes poderia ter alguma hipótese de se sair bem?

Esta pergunta profunda e complexa é respondida por Luís Filipe Borges - para quem não conhece o nome fica a alcunha, o "gajo da boina" - no livro Sou Português... E Agora?, editado pela Esfera dos Livros.

Luís Filipe Borges arregaçou as mangas, isto é, comprou tabaco e encheu até acima a garrafeira lá de casa, e partiu por um caminho sem retorno, à descoberta do que afinal é ser português.

Um caso único de um esquizofrénico a quem foi dispensado o internamento, facilmente reconhecido pela pança proeminente e a unhaca grande do dedo mindinho. Um espécime único que devemos a todo o custo preservar, com uma relação conflituosa e ambígua com o futebol, o sexo, o trânsito, a Economia, a Europa, os telemóveis, a política, os imigrantes, etc.

Claro que há sempre a hipótese de deixar de ser português, através de estratégias mirabolantes inventadas pelo "gajo da boina" e que podem ser seguidas à risca, sem perigo de vida.

Mas e daí, quem é que quer deixar de ser "tuga", quando somos invejados por todos os outros habitantes do planeta Terra, pelo clima do nosso belo país à beira-mar plantado, pela bica quentinha, o pastel de nata, o Mourinho...


Aqui fica a dica pra uma leitura que ao que me parece, vai ser divertida e interessante.
Enjoy it ;) * *
E também podem deixar aí a vossa opinião sobre o ser "tuga".

3 comentários:

Danuka disse...

Kem viu o filme "O amor acontece" c a nossa compatriota Lucia Moniz, viu a ideia k fizeram transparecer de Portugal!! Qto a mim... tnh o maior orgulho em ser português. Eu sei k nos podemos queixar de um fraco poder económico, mas n temos um recolher obrigatório as 22h, n temos prédios com grades nas janelas até ao 7º andar, os miudos podem jogar à bola na rua sem correrem o risco de pisarem uma mina!! N existe um outro sitio onde gostasse mais de viver. Isto sem falar k temos as mulheres mais bonitas!

Pistaxa disse...

eu nunca vi o filme mas tb konkordo k o dany embora gostasse mt de tar no japao e na polinesia, tb devo dizer k gosto mt deste nosso cantinhu mesmo k tejamos a dizer sp mal, mas isso tb ja faz parte do ser humano em nao tar de bem k nada ou pk é isto ou pk é akilo, em x de aproveitar o ke temos tb de bom..=)
Especialmente o PORTO CARAGU!!!!

Danuka disse...

Começo a gostar de voces...é assim mesmo...estao preparadinhos para irem a luta...Portugal aos Portugueses..Agora todos a cantar o Hino vamo la...kero ouvir.,..