terça-feira, agosto 16, 2005

RESCALDO DO CONCERTO DOS U2

"Foi o fim do mundo"...... eram as palavras depois do concerto que conseguia dizer.... nao ha palavras para definir os U2 são os melhores do mundo.....
Bem vi o comentario deste rapaz que viu tb o concerto e axo interessante, por isso vou o por aqui pa ver a dimensao que foi.....

Fazendo agora uma review como deve ser...

Os u2 entraram em cena por volta das 22:10 (se não me engano...) depois dos Keiser Chiefs terem tocado durante 45 minutos (das 20:15 até ás 21:00)

Os membros da banda entram em palco os quatro juntos, acenam ao publico, pegam nos instrumentos e começam com Vertigo. O estádio quase vai abaixo! Todo o publico salta frenéticamente, ao mesmo tempo que as luzes do palco fazem um efeito espectacular.

De seguida veio duas musicas de Boy (I will Follow e Electric Co.) para o pessoal voltar a "não deixar" o Bono cantar aquando de Elevation. Aliás o banda só começou a tocar a musica a sério passado 2 ou 3 minutos porque o publico insistia em cantar bem alto e Bono olhava impávido á sua volta.

Seguiram-se New Year's Day e Beatifull Day. O publico continuava a cantar em plenos pulmões. I Still Havent Found What i'm Looking For pôs o pessoal todo a dançar ao ritmo da musica e a cantar.

City Of Blinding Lights foi uma enorme surpresa! A musica ao vivo é simplesmente espectacular! Foi nesta altura que o ecrã gigante que estava por trás entra em acção...

Bono dedica depois Sometimes You Can't Make It On Your Own ao seu pai Bob Hewson.

Seguiu-se Love Peace Or Else... e depois... Sunday Bloody Sunday. Simplesmente genial. O publico saltava frenéticamente! Na minha opinião foi o primeiro ponto alto do concerto. Com Bullet The Blue Sky as coisas acalmaram mais um bocado pois a musica não é das mais conhecidas, mas é das minhas preferidas, e muita gente aproveitou para descansar as suas vozes.

Em Miss Sarajevo, Bono deu uma mostra porque é que é considerado ainda das melhores vozes masculinas da actualidade. O homem cantou a parte do Pavarotti meus amigos... não está ao alcançe de qualquer um.

De seguida vem o 2º ponto alto da noite com a sequência de Pride (In The Name Of Love) / Where The Streets Have No Name. Nunca mais me vou esqueçer dos primeiros acordes do Pride e de seguida olho á minha volta e vejo TODO o estádio com os braços no ar e a saltar. Se tivesse que eleger o highlight do concerto... provavelmente escolheria este.

One deu lugar aos isqueiros no ar e telemoveis tb (qualquer coisa com luz era bem vindo). Foi uma actuação muito emotiva em que todo o publico cantou em unissono.A banda despede-se e o pessoal começa a cantar á semelhança do que se faz nos jogos de futebol.

Eles voltam para o Encore... e aqui considero mais um ponto alto no concerto. A sequência Zoo Station / The Fly foi GENIAL! Adorei o começo do Zoo Station! A musica começa com um feedback (feedback esse que é caracteristico da digressão ZOO TV de 93 em que eles usavam este feedback para anunciar o inicio do concerto... se já viram o Zoo Tv - Live From Sidney sabem do que eu estou a falar) logo de seguida entrando a guitarra destorcida e bateria que mais pareçia explosões que os efeitos de luz exploravam também dando a ideia de que algo estava mesmo a explodir (luzes psicadélicas). Bono entra com um boné da policia.The Fly segue-se na mesma onda do Zoo Station. Tenho muita pena que o publico não tenha correspondido a estas musicas, pois eu considero-as como das melhores que os U2 já fizeram. O publico ao que pareçe ficou um bocado indiferente.

Em With Or Without You, o publico adere de novo e canta em plenos pulmões... e mais isqueiros se tornam a ver. Bono chama uma rapariga ao palco e dança com ela.

De seguida vieram 3 canções que, na minha opinião acalmaram em demasia o concerto, All Because Of You, Yahweh e 40. 40 foi a musica com que terminaram o concerto, tal como o faziam há 22 anos atrás. The Edge e Adam Clayton trocam de instrumentos. È mais um flashback ou um regresso ás origens. Os membros da banda saiem um a um ficando apenas Larry na bateria enquanto todo o publico canta o refrão da musica repetidamente "How long to sing this song". Larry sai e o concerto acaba.

Eu particularmente sou mais adepto de um final de concerto em êxtase... mas não é porque não gosto... mas sim porque fico triste. Eu saí do concerto muito triste porque eu queria que ele nunca acabasse. Queria sair do concerto e não ficasse com o sentimento nostálgico. A musica 40 ainda acentuou mais um sentimento de saudosismo e de tristeza.

Foi dos melhores concertos jamais feitos em Portugal. Teve um enorme conteudo politico na medida em que Bono discursou muitas vezes nunca entrando no exagero ou no aborrecimento. Usou uma fita na cabeça dizer COEXIST, pediu-nos para mandar-mos um SMS com o nosso nome em que o dinheiro vertia em favor do povo de áfrica. Mais tarde, ainda durante o concerto, os nomes das pessoas que enviaram o SMS apareçeram no ecrã gigante.

Bono disse tb durante o concerto que a banda se sentia portuguesa. Agradeçeu a Jorge Sampaio pela condecoração. E portou-se em palco da mesma maneira como o conheçemos. O resto da banda igualmente.

Foi um concerto histórico... que fica para a história. Vai-me ficar na memória e no coração... para sempre!

3 comentários:

Pistaxa disse...

Bem pa kem goste realmente da banda concordo k tenha sido um bom espectaculo..por isso mesmo até,eu é k por acaso embora goste de muitas musicas de u2 na me considero uma grande fã.
Inda assim konkordo k realmente sao dakeles k ficam no coração =)

Bimba disse...

FOI ESTAR NO CEU..... hihihihi

BAG disse...

Para quem recusou um bilhete para ir ao concerto, noto um certo arrependimento não???

I told u...