segunda-feira, agosto 29, 2005

Numa livraria mais próxima


"AMOR: uma possibilidade remota para Rosa, uma memória triste para Cristina, uma recordação dolorosa para Ana.
CURIOSIDADE: haverá outra vida para além das fronteiras do quotidiano, dos espaços fechados do escritório, do lar ou do mais recente bar da moda?
PROZAC: vinte miligramas diários de paz química, uma pastilha verde e branca para bloquear os pontos do cérebro onde se ligam as ideias e os sentimentos.
DÚVIDAS: famílias desfeitas, empregados precários, relações efémeras, sexo infectado - é possível sobreviver ao naufrágio?
Num estilo pessoalíssimo, ora dramático, ora irónico, Lucía Etxebarria concebeu uma abordagem original da difícil busca da identidade feminina. As histórias cruzadas de três irmãs são o espelho desencantado de um mundo dominado por homens e ferido por uma profunda crise de valores."

Ao escolher como personagens principais três irmãs, Cristina, Rosa e Ana, mulheres entre 20 e 30 anos, Lúcia Etxebarría cria arquétipos femininos para os dias de hoje, em que a mulher, pretensamente independente e muito avançada na conquista de seus direitos, continua esbarrando em preconceitos e valores totalmente ultrapassados. Rosa, a executiva de sucesso, dona de um QI de génio, não tem mais respiradouros para sua feminilidade reprimida. Ana, a perfeita dona de casa, exemplo de mãe e esposa, afoga-se num interminável vale de lágrimas, atormentada por uma indefinível angústia que só maciças doses de remédios conseguem driblar. A irreverente Cristina, a mais jovem, depois de abandonar uma promissora carreira numa multinacional para ser empregada num cybercafé, convive com as drogas, tem uma desenfreada vida sexual e se consome de saudade do amante que a abandonou. É a partir da história dessas três mulheres que Etxebarría mergulha num irônico e bem-humorado retrato de nosso tempo, mostrando que para evitar o naufrágio existencial só há um caminho: nenhuma concessão à hipocrisia .

Kem me deu a dica disse k me ia rever nele...tou pra ver tou hihihi
Fica a dica, vai ser decerteza o meu proximo livro de cabeçeira ^-^

9 comentários:

Sandrinha disse...

depois poe esse tb na lista pra me emprestares ;)

BAG disse...

Já está na mesinha de cabeceira... =)

Rostro disse...

já li ha algum tempo. é uma boa eskolha, sem dúvida um dos meus livros preferidos

Pistaxa disse...

xiuuuu

Anónimo disse...

"mundo dominado por homens"... tsc tsc... estou a ver o género.

Este tipo de literatura é-vos nocivo, e afasta-vos do verdadeiro propósito que é satisfazero as necessidades do homem, para que este continue a evoluir a humanidade.

(depois deste comentário vou comprar bilhete para o exílio!)

Sandrinha disse...

LOLOL eu axo melhor, oh vasco..

Pistaxa disse...

Vasco poe te fino ke na tarda tas a levar na fuça lolololol
Eu acho é k deverias ler o livro hihihi

Anónimo disse...

e depois reagem com actos de violência face á ausência da razão... =)

pixtaxa, esse livro deve ser deprimente. fico-me pelo meu Advanced Software Engineering, do Sommerville :P

Pistaxa disse...

LOOOOOOOOOL jasusssss na ha comparação.=)