terça-feira, junho 22, 2004

Pode ser perigoso beber muita água?

Muito se diz que temos de nos hidratar, sobretudo se fazemos desporto, que necessitamos de pelo menos 2 litros de água por dia e ainda mais se nos exercitamos muito; mas o que acontece se perdemos o controlo e bebemos sem parar? Isso pode ter consequências negativas ou aumenta simplesmente a quantidade de urina sem mais problemas?

1. O risco da desidratação

Tanto a desidratação como a sobre-hidratação podem chegar a ser perigosas. O curioso é que certo grau de desidratação é normal entre os desportistas. Isso produz a diminuição do rendimento (a partir de 2%de água perdida), aumento de pulsações e elevação da temperatura corporal.
Não obstante, parece que a sobre-hidratação pode ser ainda mais perigosa, dando origem a um desiquilíbrio chamado "hiponatremia" (baixa concentração de sódio no sangue) que chega a ser mortal.
Para que sirva de referência, em homens e mulheres que levam a cabo uma actividade moderada, a quantidade de água que devem tomar obtém-se através das fórmulas que iremos dar em seguida. Não se inclui aqui a água que vem incluída nos alimentos (muito difícil de controlar), por isso a quantidade pode parecer-vos escassa.

Homens: Peso em kg x 0,026 = litros de água diários

Mulheres: Peso em kg x 0,023 = litros de água diários.

Assim uma mulher de 55 kg necessita (55 x 0, 023) à volta de 1,265 litros de água pura por dia. Se fizer desporto, terá que aumentar esta quantidade.

2. Conselhos práticos


Tomar bebidas desportivas. Normalmente têm pequenas quantidades de sódio, que evitam a perigosa "hiponatremia", juntamente com carbohidratos para manter o nível energético.
Ajustar aquilo que bebes à climatologia. Quando fizer muito calor, tem que se beber mais água do que quando o clima está fresco.
Se passarmos muito tempo a exercitarmo-nos a baixa intensidade, não nos devemos exceder no que bebemos. O esforço não irá desidratar em excesso.
Devemos entao nos deixar guiar pela sensação de sede para nos hidratar, mas tb beber bebidas enquanto sentirmos a sede, não deixar passar nem um minuto.

Este blog é muito didáctico LOL seus pinguços isto aki na serve po whisky kapix?

1 comentário:

Danuka disse...

Eu a mim sempre me disseram k se bebermos 2 litros de agua por dia todos os dias,ao fim de um ano ingerimos 1Kg de dejectos....Agora voces e k sabem o k hao de fazer.........