sábado, junho 26, 2004

Agora Mais a Sério...



Agora um assunto bem mais serio mas ke serve pa todos lerem já k as xs moran tao perto de nós e nem damos por isso..Aki vou referir apenas por AM por ser mais prático o ke na realidade se chama - Auto - Mutilação-
Ainda há uns tempo vi um documentario acerca deste comportamneto em adolescentes e realmente fikei pasma pk embora ja tivesse ouvido falar e alguns conhecimentos nunca percebi a dimensão do problema em si..por isso aki vai uma pekena info acerca disso k acontece bem mais xs do ka nos apercebemos e a bem proximas pessoas...

AM é o acto de se infligir dor a si próprio com o objectivo de ultrapassar a uma dor psicologica. É um mecanismo usado para alívio dum tormento emocional. A dor física sobrepõe-se à dor mental/emocional propocianando momentos de calma/alívio interior para kem o faz.
Mas este mecanismo tráz imensas consequências, não só a nível físico, onde a pessoa se auto-destroi, mas a nível psicologico. A pessoa pode vir a sentir-se culpada por ter tomado tal acto, e volta rápidamente ao seu estado de 'tormento'. Mesmo que tal não aconteça, o alívio porpocionado pela dor física não dura eternamente, e assim a AM torna-se um ciclo vícioso.
Uma pessoa que se AM, não sente orgulho das suas marcas, e tenta ao máximo escondê-las. A pessoa sabe ke o seu acto não é aceite por aqueles que o rodeiam.
Sabe ke agiu mal, mas não vê outra solução para ultrapassar a sua dor.
A pessoa embrenha-se cada vez mais nesse mundo da AM, uma vez que é a única saída para a dor, mesmo que seja só a curto-prazo. E uma vez ke começou, sente-se excluido do mundo 'normal' e refugia-se cada vez mais na AM, não sendo capaz de procurar outros meios de exteriorizar a sua dor ou de pedir ajuda.
Uma vez descoberta a sensação, kem se AM vai usar esse mecanismo para kualker situação de stress, raiva, desespero, sentimento de culpa, etc.
O método mais popular da AM são os cortes. No entando existem outros,ke variam em gravidade mas onde o objectivo é sempre o mesmo.(no documentário as adolescentes usavam kualker tipo de objecto cortante para o fazer e guardavam nos como um tesouro numa gaveta para kualker "emergência")

Agora para ke percebem melhor e para k na pensem nisto como uma forma de masokuismo de onde se tira prazer aki vao aklgumas diferenças:

O ke não é AM?

- Tentativa de Suicidio
- Chantagem Emocional
- Masoquismo

AM não são tentativas de suicidio. Antes pelo contrário, é a maneira que a pessoa encontrou de suportar a dor mental/emocional que se sente naquele momento. Ou seja, a pessoa quer ultrapassar esse momento, quer que essa dor acabe de maneira a poder suportar/continuar em frente.
Chantagem emocional também não é considerado AM. A pessoa que o faz para atingir outrem ou que até que o faz à frente de outrem com esse intuito, não é AM. Nesse caso a pessoa que o faz, quer que a outra pessoa se sinta culpada pelo "mal" que lhe causa. Ou seja, manipulação emocional.
A AM é muitas vezes (erradamente) confundida com o masoquismo. A grande diferença entre estes dois reside em que, o masoquista sente prazer na dor e o quem se AM faz-lo para alíviar a dor emocional/mental. O que sente é o de alívio e a calma (ou paz de espírito) que o acto lhe porpocionou.

O ke fazer se conhecermos alguem ke se AM?

Descobrir ke alguém próximo de nós se AM não é facil de aceitar e keremos fazer de tudo o que é possivel para pôr fim a situação.
Mas a situação não é constrangedora apenas para kem descobre, como também o é para kem o faz.Kem se AM sente-se envergonhado e culpado, e principalmente sente-se como um bicho estranho, ou usando outro termo, sente-se uma aberração. Sente-se tudo menos uma pessoa normal. (E ela é sómente alguém com um problema psicológico por resolver.)
Acima de tudo é necessário manter a calma. As reacções bruscas só vão afastar a pessoa ke se AM. O ke a pessoa precisa acima de tudo é de compreenção e não de julgamentos. Faça-o sentir-se à vontade, mostre-lhe que você não está alí para o condenar mas apenas para ajudar com o que pode, sem nunca ir contra a vontade do AM. Não tente impor-lhe ajudas ou o que você acha que está certo. Converse calmamente com a pessoa, e exponha-lhe os seus pontos de vista. E tente mostra-lhe que precisa de ajuda para resolver os seus problemas psicológicos (psicólogo, psiquiatra, psicoterapeuta).

Emboa aki em Portugal não se ouça falar muito nos EUA por exemplo já há bastantes clinicas de tratamento deste comportamento e o numero tem vindo a aumentar..em Portugal os numeros sao menores pk tb a maior parte sao desconhecidos já k nem toda a gente se apercebe realmente da gravidade da situação)



2 comentários:

Sr. Humberto disse...

Vai ser 1 bocado estranho tar aqui a comentar algo sério, mas... sei dizer-te quem já passou pelo AM e conseguiu ultrapassar e sozinho. Por vontade própria. E digo-te... fui eu...
E foi pela falta de aproximação ao sexo oposto q consegui de certo modo deixar essa má fase p trás. E como? Era muito constrangedor eu revelar q ouvia o terço na Renascença e entao qdo descobri a Voxx, mudei o radio p FM e tornei-me 1 homem novo! :)

Anónimo disse...

Oie.. bom tava pesquisando umas coisinhas na web sobre AM, e encontrei essa pág...
Bom,... é meiu estranho dizer isso.. mas,.. eu pratico AM,..e...
Sei que é MTOO dificil conseguir parar..até pq eu estou indo numa pscologa e num psquiatra...
A AM, torna-se uma compulção mtas vezes... ( flo isso por experiencia própia) eu estou me tratando agora.. e está sendo dificil parar.. eu nao estou conseguindo....
Mais,... estou tentando pelos meus amigos e parentes que estam preocupados comigu...e caso eu nao pare,... serei internada p/"recuperação"
Mais..eh isso....