quinta-feira, outubro 13, 2005

Proposta para o fim da semana

O CIDAE | Congresso Internacional de Design sobre "O Estado da Arte em Design" | realiza-se em Lisboa nos dias 13, 14 e 15 de Outubro no Auditório Agostinho da Silva - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O CIDAE partiu de uma ideia lançada no decorrer de uma aula do 3º Ano do Curso Superior de Design de Comunicação. Alguns alunos, com o entusiasmo característico de uma nova geração, aderiram ao projecto, sentindo nas suas mãos a responsabilidade pelo sucesso deste evento.
O tema do CIDAE foi discutido entre alunos e docentes. O Estado da Arte em Design foi definido como o tema ideal para comportar a abrangência do Design enquanto disciplina, a sua relação com inúmeros aspectos da vida quotidiana e com disciplinas científicas e técnicas.
O Design obriga assim a uma nova hermenêutica e a uma ruptura epistemológica com o seu sentido inicial.
À medida que nos embrenhamos no início do século XXI, também o Design tem que reflectir o caminho evolutivo que caracteriza toda a Humanidade. E este caminho é descrito pelo seu estado enquanto Arte. Mas não arte no seu sentido estético de objecto artístico e sim, Arte enquanto linguagem universal repleta de significações e de relações com tudo aquilo que lhe é próximo. E quando falo em próximo, falo da Psicologia, da Ecologia, da Antropologia, da Multimédia, das Novas Tecnologias, da Pintura, da Arquitectura… A lista seria seguramente infindável se por ela decidisse continuar.
Depois desta breve introdução, o desafio da realização deste evento, vai muito além da tradicional discussão:
  • O que é Design?
  • Design será Arte?
Sem dúvida que estes pontos terão obrigatoriamente que ser focados. No entanto, o que pretendemos é solicitar uma participação reflexiva sobre o estado em que o Design se encontra nas suas relações intrínsecas.
O desafio fica aqui lançado.

Para mais informações www.cidae.net

E como o meu querido amigo e também membro deste blog, Ruka, está presente na organização, a única coisa que posso desejar, é a melhor sorte do mundo para este congresso, e que este seja o primeiro de muitos sucessos. Adoro-te lisboeta :) **************

2 comentários:

Pistaxa disse...

Esse desnaturado?agora ké importante e tal na liga aki a malta..deixa te andar mouro deixa HIHIHI
Boa sorte *****

Sandrinha disse...

ele vai voltar ;)