quinta-feira, junho 16, 2005

Amorizade



Ausência total de ciúme

Hoje em dia, confessar o ciúme é quase pecado. Ciúme é logo conotado a possessão doentia, a obsessão, a falta de autoestima, a insegurança, falta de confiança, falta de personalidade e por aí fora.

Ora, o ciúme é uma emoção universal, que todos nós sentimos em maior ou menor grau, sempre que achamos que podemos vir a perder o afecto de alguém que nos é querido. Respondemos à ameaça da perda com o ciúme. Permite-nos estarmos atentos ao outro, é como um sinal de alarme...

A ausência total de ciúme é algo que me perturba tanto como os ciúmes doentios e patológicos. Há uma certa indiferença na ausência de ciúme, uma confiança cega, um deixar de se ver, um desistir de se estar atento ao outro.

Não é usual que não se sinta nem uma pontinha de medo quando há concorrentes atraentes a tentarem seduzir o outro, nem uma pontinha de cólera quando se pensa que pode haver espaço para a traição, nem uma pontinha de tristeza quando há a possibilidade de se perder quem se ama.

Assumo aqui, em primeira mão, no amorizade, que sim, sou ciumenta. Talvez, porque já perdi alguns afectos durante a minha vida. Isso não quer dizer que sou controladora, que sou desconfiada ou que quero possuir totalmente o outro; quer apenas dizer que estou atenta porque não quero perder o afecto dos que amo...

E tu, és ciumento(a)?


Não pude deixar de postar aqui estas linhas retiradas da blogosfera.. http://amorizade.weblog.com.pt/arquivo/2005/05/ausencia_total_1.html

3 comentários:

Sandrinha disse...

Claro que temos. Todos temos o direito de sentir ciume de alguem em determinada situaçao...

Pistaxa disse...

Por acaso ja tinha visto esse texto k dou sp uma passada nesse blog =)
"A ausência total de ciúme é algo que me perturba tanto como os ciúmes doentios e patológicos. Há uma certa indiferença na ausência de ciúme, uma confiança cega, um deixar de se ver, um desistir de se estar atento ao outro."
é ké exactamente o keu penso..as pessoas criticam mt o ciume mas eu acho k tb a ausência dele na akece nem arrefece..Eu acho este assunto muito interessante ke dá pano pa mangas=)
Eu acho ke se as pessoas gostarem verdadeiramnete uma da outra á base da conversa franca tudo passa,agora uma parte nunka entende a outra e vice versa....
há k saber lidar em ambas as posiçoes

jacky disse...

Obrigada pela referência :) é sempre bom saber que as nossas palavras tocam alguém!
Muitos beijinhos