quinta-feira, março 16, 2006

KONVERSAS DE KAFÉ: "Filhos da mãe.. e do pai! Ámen..."

Inspirada pela reportagem no noticiário, resolvi dar largas à imaginação e falar disto... A reportagem tinha 1nome sugestivo: "Hotel mamã".. falava-se então, na quantidade de pessoas k apesar de já trabalhar e ter o seu sustento, continuava a viver em casa dos papás, depois dos 30 anos... "Por 1kestão de necessidade financeira", diziam eles e elas.. hã hã! Pois sim...Comecei por reparar k de todos os k falaram (eram 3 no total- 31, 35 e 39 anos!!!!!), nenhum namorava (claro! ninguém ker namorar com 1bébé grande ou cm 1mulher k não larga as saias da mamã e mto provavelmente, se namorassem, não viviam com os pais!)...
A 2ª coisa k constatei, foi k falaram os filhos, mas não os pais... Está mal.. nenhuma discussão se resolve ou entende, sem se ouvir as 2partes! E concerteza k eles teriam mto a dizer! Claro k mtos pais não se importam nada de continuar a apoiar e principalmente a controlar os filhos (k aos seus olhos nunca crescem), mas tb devem existir alguns cmo os meus, k são os 1ºs a dizer: " se eles chegarem aos 26 anos e não kiserem estudar ou trabalhar, xau aí, vai até à rua ver o kto custa sobreviver"... sinceramente concordo.. ktos andam por aí, às custas dos pais, a pensarem k será smp assim, kd eles morrem, cmo é? Se lhes saísse 1pipa de massa, aí sim, nem eu me dava ao trabalho de queimar neurónios a estudar, p k? P tirar 1curso sem saída ou p gastar $ no psiquiatra? Nada disso, preferia gastar o meu tempo a aplicar o dinheirinho no k vale a pena e passar o resto do tempo a curtir...Sinceramente sinto-me grata pela educação k os meus pais me deram, a mãe k me ensinou a conduzir e a cozinhar, o pai k me ameaçava com a colher de pau pk não fazia as contas de dividir, a avó k me ensinou a tricotar (ainda não percebi o pk, mas eu chego lá), o avô k me ensinava histórias do mundo, o mano km kem passava a vida aos tabefes... lololo! Posso cm toda a certeza, dizer kevem tar tipo hã??) e como a outra k tingiu a camisola do dia em k o marido a pediu em casamento, sem se perceber k a me safo bem a viver sozinha, já o mesmo (venha kem vier), nem todos podem dizer...
Podem dizer k é por motivos financeiros, ou o k kiserem, mas claro k lhes custa abdicar do conforto, da comida e caminha feita, da roupa lavada, a preço zero... até se podia ter k pagar algo, desde k as cenas aparecessem feitas! Houve até 1gajo k teve a lata de afirmar:" Os meus pais smp me apoiaram e fizeram sacrificios por mim, chegou a altura de fazer algo por eles"... Dei por mim a pensar: "Ah, então cmo eles smp fizeram isso, tu decides compensá-los, não abandonando o ninho e continuando a dar-lhes trabalho, mm dp de velhos.. kd eles deviam tar na reforma, ela no sofá a tricotar e ele a engatar miúdas em vez de ter te aturar!"
Penso k mtas destas cenas, revelam apenas 1grande insegurança neles pp´s ... o terem medo de dar 1passo maior k a perna... 1comodidade extrema.. 1 kerer continuar "pekenino" s/ responsabilidades ou pelo menos sem levar cm as consequências... O mal, tb vem da TV e publicidade enganosa (já pa não falar da crise da kual todos fazem 1motivo, +1, p não saírem)... Revoltam-me anúncios de detergentes a mákinas, aos kuais algumas mulheres atribuem as culpas de lhes estragarem a roupa... A culpa é smp do detergente ou da mákina, nunka da burrice delas, k não sabem k a roupa mingou, não pelo detergente, mas pk a lavaram a kente (mtos de voçês devem tar tipo hã???) E cmo a outra, k tingiu a camisola do dia em k o marido a pediu em casamento, sem se perceber k entretanto engordou uns bons kilos e k de kk maneira, tingida ou não, a camisola já era p eskecer! Como o meu irmão...a morar sozinho.. faz tudo... menos lavar a roupa (agora aprendeu), mas dantes, isso resumia-se a saquinhos de plástico na mala do carro, c/ destino a casa da mamã! Dah... já estou cmo a pista: "e 1 alguidarzinho c/ agua e detergente, não?"
Nós, as k estamos mortas por sair de casa e ainda não temos como, é k somos burras e não aproveitamos a burrice dos outros pa fazer $.. Escrever uns livros sobre o assunto.. já consigo vislumbrar 1s títulos: "O dicionário das lides domésticas"; "O livro de instruções dos electrodomésticos"; "O ABC do ferro de engomar".. lololo! Ainda nós criticamos os Americanos por escreverem livros sobre tudo, na minha opinião, é o k essa gente precisava, ler!
Em jeito de conclusão, o país está mal, lides domésticas são uma merda, mas a liberdade de ter algo só nosso, não compensará? Claro k ela não paga as contas, mas pa tudo na vida são precisos sacrifícios... é como disse 1rapariga k comprou casa recentemente:" É 1risco, mas vale a pena!".. Portanto, façam 1 favor a voçês mesmas, aos vossos pais, à sociedade e desamparem a loja... Cresçam! Sem medo... como diria o Prémiere: "trankilo"..*****

5 comentários:

Zebedeu disse...

Chama-se a isso "comodismo", eu pessoalmente sai de casa aos 20 anos e fui viver para longe de casa. É dificil claro que é dificil mas nada que não "se desenrasque". 1º mês foi o mais complicado para mim para me habituar a horários de comboios e metro, aprender a cozinhar, a lavar a roupa.

Pistaxa disse...

eu axo k nem tudo e assim tao linear.acredito k realmente mts pais gostem de ter os filhos em casa e sei perfeitamente k a minha mae por ela tinha me em casa ate aos meus 40, na fosse a minha vontade de ter o meu espaçinho (ke ela entende mt bem) tb na teria problema nenhum de tar em casa, a mim ng me chateia cá por isso..
Logo axo ke um comodismo de ambas as partes, dos filhos pk acabam por se acomodar a mesma vida ate darem o passo, e aos pais pk tb kerem ter os filhos sp em casa e isso nao kritico.
E acima de td cada caso é um caso por isso na gosto de generalizar.Ainda assim tb acho ke para a pp pesssoa é um passo importante, é como o aprender a andar, apartir dali vai ter k andar sozinho e fazer as coisas por ele mesmo...ate aposto k geralmente sao mais os homens k ficam em casa k as mulheres hihih

Anónimo disse...

daí q sopeira n tem masculino

Pistaxa disse...

LOooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooL tem poiz sopeiro, e eles andem ai keu seiL LOL
eu keru um sopeiro só para mim!!!

Maia disse...

Bem, eu tenho a dizer que realmentelimy tens de ver isto da seguinte forma: eles vivem em casa dos pais, mas achas mesmo k não têm o seu apartamento "privado"?? Achas que não têm namoradas?? O "Hotel Mamã" só serve mm para refúgio quando nao se passa mais nada...
Como já se disse, muitas das mães nem se importam de ter os filhos por casa! Eles decerto tb ajudam em alguma coisa e sempre é uma companhia, mas a vida deles é exactamente igual a de uma outra pessoa de 30 anos k tem o seu próprio cantinho! Pois eles tb o têm! Não acredito k andem para aí a gastar aos 40€ todos os dias para ir ao Motel Haway (Via Norte)!!! Há pessoas que gostam da companhia dos pais e nao podemos contrariar a vontade de aproveitar enquanto eles cá estão...Eu realmente tb kero o meu espaço mas sei k devo aproveitar cada minuto com os meus pais..Agora pensa, k optimo uma casa tua...e uma casa de refugio para comidinha caseira, roupinha lavada...talvez será bom..talvez não! Depende dos gostos..nao são bem os meus..mas nao critico..