quarta-feira, julho 14, 2004

O Ciúme

É uma emoção comum que faz parte da concorrência e da partilha, mas pode adoptar contornos considerados patológicos. É natural.
Quando o ciúme e o medo de perder o outro tomam forma de uma preocupação angustiante, capaz de causar sofrimento, mal estar, sentimentos de raiva e insegurança sistemáticos que vão crescendo, então deve haver uma preocupação em entender o que está em causa. Quando nos apaixonamos por alguém, ou alguém se apaixona por nós, essa consciência de singularidade é fortalecida. Logo, se ficamos com incertezas sobre a condição impar e também de entrega em relação ao outro, ou dele em relação a nós, podem surgir os ciúmes, que não são mais do que a insatisfação e o medo de perda. Cabe-nos, assim, não chegar a extremos nas manifestações de ciúme, pois estas corroem as pessoas, as relações, matam de angústia e de raiva.

E vcs o ke axam?8?80? =)
Ponros de vista ñão faltam =)

3 comentários:

Sr. Humberto disse...

Vou paí p 1.... 48.
Pessoa q se diz não ciumenta ou mente ou é desinteressada. Não é necessário haver uma terceira pessoa no triângulo amoroso p q haja ciúme. Não confundir desconfiança com ciúme. Já ouvi falar de quem até tinha ciúmes dos gatos do namorado...
Um pouquinho de ciúme, q.b., só faz bem a uma relação.
P mim, o ciúme numa relação tem o mm efeito em nós como naqueles momentos antes da relação começar. "será q ela gosta de mim?", "o q quis ela dizer com aquilo?..." Dps da relação estar consumada, estas perguntas começam a desparecer mas... o ciúme pode voltar a acender essas dúvidas q, no meu ver, nos apertam cá dentro mas são tão boas! :)
E como em tudo, se for em quantidades aceitáveis, n faz mal a ninguém.
Sou ciumento (eu pecador aqui me confesso) mas n sou paranóico e acho q n demonstro mto o meu ciúme. Tvz me sentindo assim, tente chamar + a atenção p mim mas inconscientemente.
Mas umas chapadas na via pública, seguidas de "SUA BAAAACA!!!" tb só apimentam a relação" :DD

Pistaxa disse...

OLOLOLOLOL pois eu konkordo kas xapadas na fuça e tb konkordo ke axo ké um bom kondimento pa relação e se for esclarecido por ambas as partes das duvidas de cada um é saudavél.e axo k kem na tem ou na demonstra ciumes é insosso!(tou a gostar deste adjectivo lol)

Sr. Humberto disse...

Sim, eu gosto de porrada. :)