domingo, julho 11, 2004

A DOR TRANSFORMADA EM GOZO



Aki fika mais uma dica dum filme e com ele um pekeno excerto =)

Tenho ainda a dizer-vos que tenho quinze anos e meio. (...)
Aconteceu muito depressa nesse dia, uma quinta-feira. Ele veio todos os dias buscá-la ao liceu para a levar ao pensionato. E depois, uma vez, veio uma quinta-feira à tarde ao pensionato. Levou-a no automóvel preto.
É em Cholen. É do lado oposto às avenidas que ligam a cidade chinesa ao centro de Saigão, essas grandes estradas à americana percorridas pelos eléctricos, os riquexós, os carros. É logo no começo da tarde. Ela escapou ao passeio obrigatório das raparigas do pensionato.
É um apartamento no sul da cidade. O sítio é moderno, dir-se-ia que mobilado de qualquer maneira, com móveis a atirar para o moder style. (...)
Ela diz-lhe: preferia que não me amasse. Mesmo que me ame gostaria que fizesse como habitualmente faz com as mulheres. Ele olha-a como que apavorado, pergunta: é isso que quer? Ela diz que sim. Ele começou a sofrer ali, no quarto, pela primeira vez, já não mente acerca disso. Diz-lhe que já sabe que ela não o amará nunca. Ela deixa-o dizer. Primeiro diz que não sabe, depois deixa-o dizer.
Ele diz-lhe que está só, atrozmente só, com esse amor que tem por ela. Ela diz-lhe que também está só. Não diz com quê. Ele diz: seguiu-me até aqui como teria seguido outro qualquer. Ela respondeu que não pode saber, que nunca seguiu ninguém a quarto nenhum. (...)

..e o resto vejam ou leia o livro =)

Marguerite Duras- O AMANTE

3 comentários:

Sr. Humberto disse...

"Ele diz-lhe que está só, atrozmente só, com esse amor que tem por ela." Gostei e tal...

E toma lá esta: "Agradecia. Porventura à beleza. Pouco a pouco deixava-me apanhar na teia com que tanto entusiasmo tecia. A beleza, como sempre, salvava-me e de novo me vencia." - Pedro Paixão "Cala a minha boca com a tua"

Pistaxa disse...

Gostei dessa do "Cala a tua boca com a minha" =))

Sr. Humberto disse...

"Cala a minha boca com a tuuuuuua!" :D
São pontos de vista e são daqueles em que... aceito ambos!! ;P **