sexta-feira, junho 30, 2006

Telemóvel excita células cerebrais


Os sinais emitidos pelos telemóveis excitam a parte do córtex cerebral que fica mais próxima do equipamento, mas continua por esclarecer se esses efeitos são prejudiciais para a saúde, segundo revelaram investigadores italianos.

O estudo, publicado na revista "Annals of Neurology", vem juntar-se ao já grande número de investigações sobre telemóveis e possíveis efeitos sobre o cérebro, nomeadamente a eventual relação com o cancro. No entanto, as dúvidas e polémicas persistem.

De acordo com estimativas do sector, devem ser vendidos neste ano 730 milhões de telemóveis, um equipamento que já é utilizado por cerca de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo.
Desse total, mais de 500 milhões usam um aparelho que emite campos electromagnéticos conhecido como Global System for Mobile communications, ou seja, o GSM.

Os investigadores do projecto acima referido, liderados pelo médico Paolo Rossini, do Hospital Fatebenefratelli, de Milão, recorreram a um método conhecido como estímulo magnético transcraniano (TMS) para registar as funções cerebrais enquanto as pessoas usavam terminais GSM. Para tal, convidaram 15 jovens do sexo masculino a usar um telemóvel GSM 900 durante 45 minutos. Em 12 dos 15 voluntários, as células do córtex próximas do equipamento e relacionadas com funções motoras mostraram excitabilidade durante o uso do aparelho, mas voltaram ao normal após uma hora.

Os investigadores sublinham que não conseguiram demonstrar que usar um telemóvel prejudica o cérebro, mas pessoas que sofrem de doenças como a epilepsia podem ser afectadas pelos sinais emitidos pelos aparelhos.

.....

Sem comentários: