sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Estória ou História de encantar?!

Carminho e Sandra

"Carminho senta-se nos bancos almofadados do BMW da mãe. Chove lá fora . Encosta o nariz ao vidro para disfarçar duas enormes lágrimas que lhe rolam pela face. A mãe conduz o carro e aperta-lhe ternamente a mão. Há muito trânsito na Lapa ao fim da tarde. A mãe tem um olhar triste e vago mas aperta com força a mão da filha de 18 anos. Estão juntas. A caminho de Espanha.

(Mais abaixo na cidade)

Sandra senta-se no banco côr-de-laranja do autocarro 22 que sai de Alcântara. Chove lá fora. Encosta o nariz ao vidro para disfarçar duas enormes lágrimas que lhe rolam pela face. A mãe está sentada ao lado dela. Encosta o guarda-chuva aos pés gelados e aperta-lhe ternamente a mão. Há muito trânsito em Alcântara ao fim da tarde. A mãe tem um olhar triste e vago mas aperta com força a mão da filha de 18 anos. Estão juntas. A caminho de casa de Uma Senhora.

O BMW e o autocarro 22 cruzam-se a subir a Avenida Infante Santo.

Carminho despe-se a tremer sem nunca conseguir estancar o choro. Veste uma bata verde. Deita-se numa marquesa. É atendida por uma médica que lhe entoa palavras doces ao ouvido, enquanto lhe afaga o cabelo. Carminho sente-se a adormecer depois de respirar mais fundo o cheiro que a máscara exala. Chora enquanto dorme.


Sandra não se despe e treme muito sem conseguir estancar o choro. Nervosa , brinca com as tranças que a mãe lhe fez de manhã na tentativa de lhe recuperar a infância. A Senhora chega. A mãe entrega um envelope à Senhora. A Senhora abre-o e resmunga qualquer coisa. É altura de beber um liquido verde de sabor muito ácido. O copo está sujo, pensa Sandra. Sente–se doente e sabe que vai adormecer. Chora enquanto dorme.

Carminho acorda do seu sono induzido. Tem a mãe e a médica ao seu lado. Não sente dores no corpo mas as lágrimas não param de lhe correr cara abaixo. Sai da clínica de rosto destapado. Sabe-lhe bem o ar fresco da manhã. É tempo de regressar a casa. Quando a placa da União Europeia surge na estrada a dizer PORTUGAL, Carminho chora convulsivamente.

Sandra não acorda. E não acorda . E não acorda. A mãe geme baixinho desesperada ao seu lado. Pede à Senhora para chamar uma ambulância. A Senhora não deixa, ponha-se daqui para fora com a miúda, há uma cabine lá em baixo, livre-se de dizer a alguém que eu existo.
A mãe arrasta a Sandra inanimada escada a baixo. Um vizinho cansado, chama o 112 e a polícia.
Sandra acorda no quarto 122 dias depois. As lágrimas cara abaixo. Não poderás ter mais filhos, Sandra, disse –lhe uma médica, emocionada.
Sai do hospital de cara tapada, coberta por um lenço. Não sente o ar fresco da manhã. No bolso junto ao útero magoado, a intimação para se apresentar a um tribunal do seu país: PORTUGAL.

Eu voto sim . Pela Sandra e pela Carminho. Pelas suas mães e avós. Por mim."

Rita Ferro Rodrigues in Sorriso-Do-Bisturi

Dois abortos, duas realidades...
É esta a questão em causa no próximo domingo!!
Fica ao vosso critério a escolha... Mas não se esqueçam de votar!
Eu vou votar. Voto SIM!

18 comentários:

Hugo Pinto disse...

eu tbm..
vou reencaminhar a estoria..

Pistaxa disse...

Oh sandra desculpalá mas essas histórias são mesmo de encantar, se fizessem disso um drama não faziam abortos 3 ou mais xs.
Cada um com a sua opinião mas há argumentos de ambos os lados ke até me fazem comichão.é isso e o balurdio de dinheiro ke é gasto nestas campanhas....enfim mesmo.

Sandrinha disse...

oh joana, vais-me desculpar, mas se sao estórias, é de desencantar, e nao de encantar...
o outro dia brincavamos no cafe com termos como twilight zone e realidade paralela, lembraste? estas duas estórias, parecem mesmo isso, uma realidade paralela. duas pessoas, o mesmo "problema", duas soluçoes diferentes!
nao se trata de qtos abortos sao feitos.. como ja disse anteriormente, nao acredito que alguem faz um aborto de animo leve, como medida contraceptiva!

cada um puxa a brasa à sua sardinha, mais ou menos radical..
qt ao dinheiro gasto nestas campanhas.. ninguem é inocente, é uma verdade.. gasta-se dinheiro a mais.. mas tb se gasta balurdio de dinheiro noutras campanhas.. nao é isso que tá em causa aqui.
aqui ta em causa fazer uma "historia de encantar" em vez de uma estoria de desencantar"

Danuka disse...

Belas histórias... mas... e então k aconteceu aos bebes da Carminho e da Sandra??

XuxuPereKa disse...

aproveito e deixo mais um testemunho!
Caso veridico!!!

Havia um casal e em que o marido era médico e a sua esposa tinha cancro! não podia engravidar, mas aconteceu! ambos entraram em panico! foram para o IPO, onde a esposa andava a ser seguida! pediram k fizessem o aborto, tomos os médicos se negaram alegaram obseção de consciencia!!! apesar de saberem que a criança nunca sobreveria apos o nascimento!! este marido apesar de médico correu para todo lado queria salvar sua esposa, ninguem lhe deu ajuda! conclusão tanto mãe como filho morreram!!! pq lhes foi negada assistencia!!! o marido chorou... chorou... e disse que o filho ja sabia que nunca o poderia ter! mas a esposa ninguem lha salvou! nem tentaram sequer!!!
História Veridica passada cá na nosa cidade!

XuxuPereKa disse...

pistaxa não acredito e não há! mulheres que após terem feito um aborto voltem a fazer outro!

Pistaxa disse...

xuxupereka pois eu posso te apresentar muheres k ja fizeram 3 pk sao minhas conhecidase tou a falar em 3 e sei k komo elas ha muitas outras e alem de abortos em condiçoes precarias ou não tomam outras medidas ditas "receitas da avozinha" pa o mesmo efeito. sabendo perfeitamente o risco k tão a tomar.alem disso eu acredito mesme k façam kuase como medida contraceptiva até pk senão o fosse nao o teriam k voltar a fazer xs sem conta..eu nao tou a dizer k sou contra, acho apenas k infelizmente não temos mentalidade para usufruir das vantagens do k poderia trazer pk simplesmente as pessoas não tem consciencia agora nao era k o facto de ser legal k iriam ganhar.

Pistaxa disse...

mas paesse caso veridico já existe lei k permite o aborto caso derisco para a mãe, se nesse caso foi feito ou não eu nao sei.
Desculpa lá mas o casal deviam ter consciencia dessa possibilidade e evita la, não é fazer a merda e os outros terem de a solucionar....é este pensamento k faz kom k a liberalizaçao aki na funcione pk as pessoas em x de pensarem em evitar fazer só pensam dpz.

Danuka disse...

Alguem se importa de me dizer o k aconteceu aos bebes da Carminho e da Sandra?

XuxuPereKa disse...

pistaxa sabes k nem o peservativo, nem a pilula são 100% eficazes!!!

XuxuPereKa disse...

danuka aos bebes da carminho e da Sandra foram para o limbo! k é o lugar para onde mandam tb os bebes k nascem mortos os chamados nado mortos! Que não podem ser enterrados nos cemiterios, na terra santa! logo têm k ir para o chamado limbo! nesse casos já não crianças??

XuxuPereKa disse...

não foi feito pq os medicos se recusaram a fazer! ok! alegaram obseção de consciência e com isto acabaram por não fazer nada!!!

XuxuPereKa disse...

e pistaxa tb não conheces ninguem k ja tenha tomado a pilula do dia seguinte? e o k se chama a isso??? e kando em laboratorio se criam fetos para experiências? e dps o k se faz com eles?? será k esses cientistas são contra ou a favor do aborto??

ZeoX disse...

Não se "criam fetos" para experiências. Existe sim o caso de embriões excedentários - decorrentes de processos de inseminação artificial, por exemplo - que podem ser usados, caso não haja reclamação por parte dos pais num período legalmente estabelecido (salvo erro é de 2 ou 3 anos), para investigação científica.

E quanto ao caso das mulheres fazerem um ou dois abortos e ficarem "traumatizadas"... é treta. há mulheres para tudo. E há-as tão desesperadas (e também sei de algumas) que chegam a fazer 4 e 5... num ano. Ilegalmente, pois claro. Talvez se em Portugal não fossem forçadas a fugir, poder-se-iam ter deslocado a um Hospital aquando do 1º aborto, onde poderiam ter sido atendidas devidamente e acompanhadas por profissionais de saúde. Quem sabe este acompanhamento a nível de planeamento familiar evitaria abortos seguintes, o que também parece ter falhado nesse "caso verídico". Sempre é melhor ter uma escolha e ser orientado do que ser obrigado a viver no medo e na vergonha.

CLÁUDIA disse...

Agora que já são 20h56m do dia 11 de Fevereiro de 2007 posso dizer que na minha humilde opinião, ainda que sem carácter vinculativo, venceu a Consciência Individual, a Consciência Cívica e a Maturidade Social. SIM !

Anónimo disse...

Espero sinceramente que desta vez as mulheres possam viver em liberdade sem terem medo de sofrer represálias ou serem humilhadas por fazer um aborto. Uma mulher que aborta não é nenhuma assassina pois um feto com 10 semanas não tem orgaos vitais, nm coraçao,nm pulmoes nm sistema nervoso. É um ser sem vida... É bem pior os casos de pedófilia e abuso d crianças que há neste país! Com isso sim devem s preocupar! Não em perseguir as mulheres!

Pistaxa disse...

bem desculpa lá mas essa comparaçao de mulheres kabortam k pedofilos foi mt infelizmas pronto.
eu tb acho k foi bem ganho agora tou pa ver no kisto vai dar

a ju... disse...

Hey Lá!!!!!! Mortos e feridos graves neste blog?? tenham lá calma pixoal :p

Agora a decisão tá tomada, vai ficar na consciência de cada um saber lidar com a liberdad q nos estão a dar!!!

Uma coisa é certa, casos como foi apresentado pelo xuxupereka [ belo do nome, ah?:) ] não serão aceites...nunca mais!!!

Para mim é para isso que serve esta lei.... riscos para as mulheres NÂO!!! Mas falo de riscos de vida e não de "não quero este filho, pk não..." PROTEJAM-SE!!!

este acaba por ser um voto de confiança!