segunda-feira, abril 20, 2009

"
Exploração dos Imigrantes Clandestinos
.
A qualquer Estado assiste, por princípio, o direito de poder limitar a entrada no seu território de imigrantes. As diferentes leis sobre imigração estabelecem os critérios da sua entrada, assim como as sanções que serão aplicadas a os que as não cumprirem.

O problema é que as desigualdades no mundo, sempre geraram movimentos de pessoas de uns países para outros, em função das oportunidades que se lhes afiguram mais adequadas para melhorarem as suas vidas. Neste campo não há leis que consigam impedir alguém de emigrar, ou que a possam dissuadir a tentar arranjar trabalho num dado país. Os portugueses sabem, por experiência própria, que esta afirmação é um facto inquestionável. Apesar de muitas leis os terem proibido de emigrar, nenhuma delas teve força suficiente para os impedir de o fazerem. Se não o podiam fazer de forma legal, faziam-no clandestinamente. Ora é aqui que começa a face negra de todo o processo - a brutal exploração que são vítimas os imigrantes ilegais.

1. A exploração do imigrante ilegal começa frequentemente na seu país de origem. Não podendo recorrer às formas legais de emigração, o imigrante ilegal vê-se obrigado a recorrer frequentemente a redes de mafiosos, cujo único objectivo é extorqui-lhes dinheiro. Muitas vezes vê-se logo envolvido em redes de tráfico de seres humanos, terminando em formas diversas de escravatura.

2. O seu calvário não termina quando chega ao país de destino. A partir daí para poder sobreviver ele tem que arranjar trabalho, mas também uma autorização (visto) para poder trabalhar. É nesta fase que irá encontrar ainda maiores dificuldades. A actual legislação portuguesa sobre imigração, data de 2002, e caracteriza-se por ser demasiada restritiva, acabando por estimular a exploração dos imigrantes ilegais. Calcula-se que existam em Portugal mais de 100 mil imigrantes ilegais (dados de 2006).

3. Em Portugal, para um imigrante ilegal não basta arranjar trabalho e mostrar que tem excelentes qualificações para o executar. A lei exige que os imigrantes antes de puderem trabalhar obtenham uma "promessa de contrato de trabalho". Na posse desta "promessa de contrato", tem então que abandonar o país, para depois voltarem munidos de uma "visto" de trabalho passado pelos serviços consulares de Portugal no estrangeiro. O processo é longo, caro e penoso.

4. Perante tantas dificuldades para a legalização, é neste ponto que intervém as redes de mafiosas e patrões sem escrúpulos. Estes, conscientes da importância desta "promessa de contrato" para estes imigrantes, iniciam a sua brutal exploração.
Como ?
- Começam por prometer que lhes arranjam a tão desejada "promessa de contrato", mas na condição dos mesmos trabalharem em condições deploráveis, auferindo baixos salários, sujeitando-se a horários alargados, num regime de completa clandestinidade.
A maioria das vezes a dita "promessa de contrato" não passa disso mesmo, nunca chega a concretizar-se. A promessa é continuamente adiada, por uma razão ou outra. A exploração essa continua.

Humilhações Quotidianas
É corrente ver-se hoje em Portugal, mulheres imigrantes trabalhando como domésticas, auferindo baixos ordenados e em condições deploráveis, sem qualquer contrato de trabalho ou segurança social. Quando deixam de interessar às "patroas" são simplesmente despedidas sem direito a qualquer compensação. Tem vindo a aumentar o número de casos de agressões a estas trabalhadoras imigrantes.
Estas trabalhadoras imigrantes, mantidas à margem da lei, não fazem qualquer tipo de descontos para a segurança social, e portanto não podem beneficiar de qualquer tipo de apoio. Para agravar esta situação, a maioria desconhece a língua portuguesa ou tem inúmeras dificuldades em expressar-se de forma compreensível em português. Desta forma tornam-se mais vulneráveis a todo de relações mafiosas.

5. Muitas vezes, após longos meses (ou anos) de sacrifícios, o imigrante ilegal obtém finalmente a "promessa de contrato de trabalho". Mas quando começa a tratar dos documentos das entidades oficiais (IEFP, etc), descobre que afinal a"promessa de contracto de trabalho" de nada vale, porque não existem cotas para o seu sector de actividade. Todos os seus sacrifícios e brutais explorações que foi vítima revelam-se em vão. A única saída é para muitos continuarem a manterem-se ilegais. Todo o sistema legal está feito para manter na marginalidade, entregando milhares de ilegais ás mãos de redes de exploradores sem escrúpulos.

6. O actual quadro legal da imigração em Portugal, tende a perpetuar a práticas de baixos salários, a desvalorizar as qualificações dos trabalhadores e a fomentar todo o tipo de relações laborais à margem da lei, assentes na brutal exploração dos trabalhadores ilegais.
Empresas
A actual lei da emigração, obra de Durão Barroso (2002), impede que as próprias empresas consigam contratar trabalhadores imigrantes altamente qualificados. O processo de legalização é tão moroso e complexo, que a esmagadora maioria acaba por desistir.
Em teoria, as empresas deveriam fazer um contrato de trabalho a um trabalhador que nunca viram, nem sequer puderam avaliar as suas reais capacidades. Após terem enviado o contrato para o seu país de origem, deveriam limitar-se a esperar que a sua vinda para um país e empresa que o mesmo desconhece. Um absurdo !

7. A actual situação dos imigrantes ilegais em Portugal revela uma enorme falta de respeito pela dignidade humana. A situação é sob todos os pontos de vista intolerável. A única forma de combater a imigração ilegal exige mais do que medidas punitivas. A experiência mostra que a medida mais eficaz é a de exigir que quem emprega alguém respeite as leis do país, assegurando aos trabalhadores todos os direitos. Só desta forma se combate o lucrativo tráfico de pessoas e de exploração dos imigrantes ilegais.

Carlos Fontes"



Nao me venham dizer k sao 100 mil pessoas k tiram trabalho a 5 milhoes de pessoas activas....
O tipo de pensamento que tens sobre os imigrantes infelizmente nao é novo... Como dizia o outro "A historia é uma puta e volta para te assombrar um dia...". Podemos recuar ate ao sec X e dar uma vista de olhos...

"Os Judeus na Idade Média-II
Com a queda do Império, a intolerância pareceu ficar parada por algum tempo. Na Península Ibérica, em princípios do séc. VII os reis visigodos começam as primeiras perseguições: obrigatoriedade de conversão ou expulsão. Com a conquista muçulmana, os Judeus gozam de uma relativa protecção; aliás, por toda a Europa ocidental, até ao séc. X, as perseguições são raras. Com o retrocesso económico que se dera na Alta Idade Média, e o corte entre o ocidente cristão, e oriente muçulmano, o comércio ficara muito reduzido. Os Judeus estando presentes nos dois mundos, mantinham o contacto, e foram assenhorando-se do comércio entre as duas zonas (normalmente de produtos de luxo). A partir do séc. X as coisas começaram a modificar-se: a sociedade começa a tornar-se mais “cristianizada” e mais intolerante. Em verdadeiras explosões de fúria são feitos ataques da população a Judeus, matando indiscriminadamente homens, mulheres e crianças. Razões económicas para além das religiosas misturam-se: privados do exercício das actividades económicas consideradas “normais” (cultivo da terras), dedicavam-se entre outras coisas à usura (empréstimo com juros, o que era proibido aos cristãos), o que os tornava mais odiados. Grupos de cruzados por várias vezes ao dirigirem-se para a Terra Santa, dedicavam-se a exterminar as comunidades judaicas que encontrassem pelo caminho. Começa a ser hábito espalhar rumores sobre blasfémias e sacrifícios que os Judeus praticariam em segredo para escárnio dos cristãos. Lentamente os Judeus passam a ser forçados a viver acantonados numa zona da cidade (Judiarias- aliás este termo acabaria por entrar no vocabulário popular como significando uma acção vil) e a usar um vestuário com uma marca que os distinguisse (a estrela de David por exemplo). "

Esses mesmos judeus acabariam por ser de novo perseguidos nos paises latinos durante o Peste Negra por serem novamente o bode espiatorio perfeito e acabaram por emigrar mais para norte para paises nordicos e britanicos, passando mais tarde para a America, onde sao reconhecidos como a etnia k mais influenciou e mais controla o sistema bancario americano, e uma grande ajuda a colocar tanto a inglaterra como os estados unidos no topo do mundo no sec XX com o conhecimento que traziam consigo. Quem ficou a perder foram os paises latinos que se viram a transformar-se em paises demasiadamente influenciados pela igreja crista e fechados a novos conhecimentos e evolução.

O que pensas dos emigrantes, ja ha mil anos alguem pensou sobre os judeus...

P.S. desculpem o testamento e o novo post mas era muito grande para colocar nos coments do outro post

13 comentários:

Hugo Pinto disse...

Sinceramente não li tudo com a atenção que devia para, assim, poder opinar com a firmeza de um barrote ao alto!! =))
LOOL

Agora há 2 coisas que são certinhas..

1ª - Portugal, não se pode queixar muito destas questões de imigração, até pq durante muitos anos.. a emigração fez parte do dia a dia de mtas famílias Portuguesas..
Neste momento temos uma nova vaga de emigração! Só que neste caso.. verificamos que a nossa emigração actual é altamente qualificada!! o dinheiro que foi investido na qualificação e conhecimento destas pessoas é depois usado em Inglaterra, Holanda, etc.. isto é que está muito errado.. mas enfim..

2ª - Essa conta dos 100 mil imigrantes ilegais!! só dá para rir.. isso é quase como aquela lista dos mais ricos do Mundo.. =)))
ainda gostava de saber como é que fazem este tipo de contas..

desenkaminhado disse...

podemos andar aqui todos os dias que nao xegamos a conclusao nenhuma e ninguem tem mais razao que o outro..eu tiro as minhas conclusoes,os outros tiram as deles..

a unica coisa que eu sei é k:
1 brasileiro/africano/etc etc a trabalhar em Portugal é menos 1 lugar para 1 Portugues..e isso ninguem pode contrariar..

O que acontece na casa dos outros a mim nao me diz respeito

E quanto a questao dos Portugueses terem emigrado,nao me constou que eles andassem por outras bandas a formar mafias,PCC´s,nem outros tipos de banditismo..

Defendo e defenderei uma Europa com Paises,com fronteiras e controlo extremo á entrada de quem quer que seja,venha por bem ou por mal..

Lenita disse...

Isto é sempe assim.. por causa de uns pagam outros.. eu tb sou a favor de uma imigração super controlada.. ja não chega as dificuldades sociais que temos connosco quanto mais com os que cá venhem parar.. Mas não posso deixar de frisar que a maioria, se não quase todos, os postos de trabalho ocupados pelos imigras, são aqueles que os nacionais rejeitam.. é a velha historia.. trabalho há muito.. emprego é k não.. e eu k sou licenciada.. também gostaria mt de me sentar atras de uma secretaria e receber uma pipa de massa ao fim do mês a não fazer nada.. os empregos e os salarios estão mal distribuidos é verdade mas o mal começa na casa de cada um.. e a nossa casa é que nos está a por assim sem tecto e chão.. e a culpa também é nossa..
O goveno não sabe gerir a casa que tem..não aposta no povo, dá formação mas não garante empregabilidade.. enfim.. so dá mamas.. é bolonha, é aumento excessivo de propinas com aumento de atribuição de bolsas de estudo ao mesmo tempo para quem não pode pagar.. é inovjovem.. é tudo para tapar os nossos olhos e nos no fundo ate que gostamos porque quem não gosta faz-se ouvir.. e n é o caso da nossa geração.. os profs fazem-se ouvir, os camionistas tb.. nos comemos e calamos.. a educação é deficiente, e quem la anda sabe disso.. as oportunidades são pessimas.. e nos temos que apontar o dedo a alguem para nos sentirmos melhor perante a nossa inacção.. muitos imigras vieram deteorar mais o nosso espaço mas nem todos estão nos stops e nos semaforos a xatear e a poluir o ambiente.. mts trabalham muito e levam a vidinha deles.. trabalham uma vez mais..onde nós não queremos trabalhar: obras, cafés, restaurantes, apanhar lixo, varrer as ruas, hipermercados, limpezas... bla bla..fazem aqui o que os nossos vao fazer la p fora.. Nasci cá.. e é o meu pais... não gosto muito de ver as ruas cheias de gente esquesita, a falar um lingua que não conheço e a fazer sei lá o que no meu pais.. mas nao lhes atribuo a culpa de nos não termos emprego. A eles não..

Unknown disse...

é exactamente esse o meu ponto de vista lenita. culpar emigrantes da falta de emprego, na minha maneira de ver as coisas, é tapar o sol com a peneira. ja falei de educação num post do desenkaminhado sobre o japao. o problema em portugal é nao termos uma educação e vagas universitarias de acordo com o real mercado de trabalho, alias este é um dos varios problemas, que vao continuar eternos enkuanto continuarmos a atirar as culpas aos emigrantes, ao estado da economia mundial, bla bla bla... portugal´esta a anos luz de outros paises europeus em demasiadas areas para estar a mencionar todas mas em vez de nos preocuparmos com isso para tentarmos fazer um portugal melhor, tanto para quem ca habita como para quem escolhe este pais para trabalhar, lutar e ter uma vida melhor, tentamos arranjar bodes espiatorios para prolemas k ja têm decadas no nosso pais e k ainda nao estao resolvidos. E agr com a entrada dos paises de leste na uniao europeia... nao dou 10 anos para eles pararem de vir e começarmos a ir nos, portugueses, para o leste arrumar-lhes a casa... a educação deles é bem superior e cheira-me que vao aproveitar bem melhor as vantagens da comunidade europeia do que nos.

Unknown disse...

ah e hugo... n sao contas, sao estimativas :)

Mr Zikl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr Zikl disse...

É bom reclamar! E dá voltade de rir!
Mas quando se trata de ir a correr p Angola para ficar rico...lá vão os tugas todos conduzidos pela ganância. E nem pensam na violência nem nas armas nem no banditismo, nem nas máfias.
Quando se trata de ir passar férias ao Brasil ou Cabo Verde, também lá vão os tugas, sempre os primeiros usar os cartões de credito, fingido viver "La Doce Vita" e não dizem que não gostam de brasileiros nem de brasileiras, ou que os Cabo Verdianos são isto ou aquilo. Já é tudo bom e bonito...
A isso chama-se hipocrisia.
A perder empregos por causa deles chama-se burrice. Porque se eles os têm, especialmente os melhores são porque trabalham bem para isso e têm as qualificações necessárias. Se eles roubam os empregos aos trolhas tugas, os tugas que deixem de ir p a tasca beber cerveja e ir bebados depois bater na mulher e nos filhos. Que vão mas é para a escola aprender alguma coisa, como por exemplo trabalhar e não gastar o dinheiro em plasmas e carros e em vez disso começar a ir ao dentista (brasileiro ou não) de vez em quando!

Educação e Cultura e um pouco de bom senso nunca fizeram mal a ninguém!

desenkaminhado disse...

pois..os que defendem outros pontos de vista que nao aqueles socialmente aceites nunca tem cultura,educaçao e bom senso..

Mr Zikl disse...

há pontos de vista que são a face da mesma radicalização preconceitosa que já levou por diversas vezes na historia em vários paises do mundo à marginalização, violação dos direitos humanos e até extreminio de populações inteiras.
a esses pontos de vista, os ditos "outros" não tenho qualquer respeito.
Infelizmente um síndrome comum numa sociedade ocidental que vive fechada e centrada em si mesmo. Mas o Mundo não é só a Europa e os Estados Unidos.
Se há alguma coisa lógica a fazer, que não seja andar a "tapar buracos", não é mandar as pessoas embora à força mas fazer com já não precisem de vir para cá.

Unknown disse...

socialmente aceites desenkaminhado? ouve o k as pessoas dizem nos transportes publicos, ou em qualquer lado e ves k a tua opiniao é a socialmente aceite pela maioria. o problema é k tu, como todos, diz simplesmente que a culpa é dos imigrantes mas nao apresenta numeros, n fala na real causa da crise actual nem tenta mostrar k o seu ponto de vista tem logica. é assim k ves as coisas e pronto... realmente assim qualquer troca de ideias entre nos acaba em nada. pk se me mostrasses por A mais B que eu estava errado e tu certo, podes ter a certeza k te dava razao, nao estou aki para contrariar ninguem mas para "trocar ideias"

desenkaminhado disse...

a minha prova por A mais B é facil..ja a fiz num comment mais acima(1 nao portugues a trabalhar é menos 1 lugar para um Portugues trabalhar)

nao vou mudar a tua opiniao e tu nao vais mudar a minha(e ja mto tempo estamos a perder com isto)

pra mim as causas da crise na Europa é a Emigraçao/Imigraçao/Fronteiras(ou a falta delas),Uniao Europeia(ou como dizem outros Aquela Uniao Onde So Mandam os Ingleses,Alemaes e Franceses,os outros andam por arrasto).Para ti serao outras causas

ainda bem k nos autocarros é assim k pensam..por acaso ja nao ando tanto de autocarro pra ver isso..mas ainda bem mesmo..agora é so xegar la no dia e nao "botar" a cruzinha nos do costume..ou é rosinha ou laranjinha,ja mete dó..queremos sempre dar um passo maior que a perna,pk os senhores la em bruxelas dizem k tem k ser..se fossem só de ca a pensar as coisas faziam-se com calma,com tempo,mas nao..sao os senhores.é a mesma coisa que alguem ter um supercarro e obrigar-te a segui-lo quando tu so tens um fiat500...tanto vais puxar por ele,,que ele ha-de dar o berro...

Unknown disse...

a mania das fronteiras... quantos milhoes de pessoas ja nao morreram por elas, e muitos mais vao morrer so para poder dizer "eu sou portugues" ou "eu sou americano"... sera k é assim tao importante para ti criar essa diferenxa? k nessecidade tens em te afirmar portugues num mundo cada vez mais global? ja n ha portugal, nem espanha, nem nada. so tens k dividir o planeta em estilos de vida, os k têm os chamados direitos basicos fundamentais aclamados na carta dos direitos humanos e os que nao têm nada. vives num planeta totalmente habitado po SERES HUMANOS mas queres dividi-los em nacionalidade, religiao, sexo, politica... ja cometemos o mesmo erro durante demasiado tempo... ha smp algum SER HUMANO ou grupo mais inteligente k outro, mais rico, mais avançado cientificamente... para que? qual o objectivo disto? o que queres dizer com "eu sou portugues e exijo fortes politicas de fronteira" quando todos os dias milhares de camioes espanhois entram em portugal com mercadorias mais baratas e arrasam os empresarios nacionais graças ao "mercado livre"? ja n ha "nos e os outros" para akilo k n importa, mas para o k importa continuamos cada vez mais egoistas e extremistas. Como diz o Ordnal nao tentes defender o k tens de kem nao tem nada, se criarmos condixoes de vida nos paises de origem, de certeza que ninguem vai abandonar os seus para ir para um pais k nao o seu...

Lenita disse...

Ai.. atenção aos erros... noto aqui um portugues com erros.. e não falo das novas formas de escritas de x.. e z.. e bla blas.. ai ai..