segunda-feira, abril 16, 2007

Sugestão de Leitura



Sinopse:

Há uma praia sonhada e real, e um mar infinitamente azul. Há uma esplanada ensolarada por onde se derrama, lânguida, a imensidão dos entardeceres. E há o sonho. Os sonhos de todas aquelas personagens que se cruzam, e se encontram, e sonham… O velho pescador que pinta girassóis na proa do seu barco e sonha partir um dia, de velas enfunadas, para se perder na linha do horizonte. O jovem casal de amantes que sonha viver a sua paixão ao sabor da maresia e do vento morno de cada fim de tarde. O pároco local que se embrenha em escavações clandestinas, que sonha com uma beleza perdida e por mão de quem haverá de chegar um dia, e sem aviso prévio, a tragédia que irá abalar a pacata vila de Santo António da Ria. Há o destino, a bruma, o mistério. E o livro, quase tão azul como as próprias ondas, também ele infinito, revelador e inesquecível.

«O pescador de girassóis», a estreia de António Santos no romance, narra, nas palavras do autor, «vidas que se querem deixar para agarrar outras vidas, vidas que se não tem coragem de deixar para seguir outros caminhos».

As personagens, várias, querem «uma mudança de vida, mudança mental e prática», livrar-se «da amargura dos caminhos gastos», explicou à Lusa o jornalista e escritor.

Em cena, estão um chefe de gabinete de primeiro-ministro que, no momento em que pensa demitir-se, é convidado para integrar o executivo, uma advogada, um sem-abrigo doutorado em Economia, um pároco que foi capelão na guerra colonial e um pescador algo misterioso, entre outras personagens.

Como os girassóis (do título do livro) que «acompanham o brilho, o sol, a força, o que é bom», esclareceu o autor, assim as personagens deste romance procuram uma saída, um sentido diferente para as suas vidas.


E como eu gosto muito de girassóis, deixo este aqui para vocês ^^
**

4 comentários:

Pistaxa disse...

gostei!!livros sao sp uma perdiçao....

Sandrinha disse...

e este tem ar de ser dakeles que nos fazem sonhar...

XuxuPereKa disse...

o meu papagaio adora semente de girasol!

R disse...

O livro do António Santos é, todo ele, um girassol