sexta-feira, abril 13, 2007

A Sexta-feira 13 - Sorte ou Azar?



"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.

O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.

Será, então, um dia de azar ou apenas mais uma oportunidade para alimentar superstições? A teoria mais forte aponta para uma série de factores ligados a Jesus Cristo, que poderá ter morrido numa sexta-feira ou o facto de Judas ser o 13º convidado para a Última Seia.

Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédios saltam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.

Também se diz que o mito da sexta-feira 13 surgiu no longínquo ano de 1307, quando o rei Filipe IV de França declarou a Ordem dos Templários ilegal, ordenando a prisão dos seus membros, tal como é descrito no «Código da Vinci», de Dan Brown. De qualquer forma, não existe consenso, o que adensa o cariz quase sobrenatural da data.



Existe uma corrente que defende a existência de uma fobia, a paracavedecatrifobia, o que é totalmente desmonstado pelo Prof. Dr. Américo Baptista, psicólogo especialista em fobias, pois considera que o sentimento em relação a este dia é apenas uma superstição.

«A ciência existe há pouco tempo, por isso antigamente como não havia conhecimento atribuíam-se a este tipo de coisas a razão de certas situações. É que quando encontramos uma explicação surge a tranquilidade», frisou, acrescentando que «a crença e a superstição dão uma certa coerência à vida».

Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.


Bem, eu cá não tenho qualquer supertição em relação ao nr 13 e ás sextas-feiras 13, muito pelo contrário, até gosto bastante e o 13 é um dos meus nrs de sorte ;)
Tenho mais medo das pessoas, do que das supostas supertições que elas próprias criam e acreditam.
Uma boa sexta-feira 13 para vocês **

P.S. - É hoje que me sai o Euromilhões caray!! LoL

6 comentários:

Pistaxa disse...

Pois eu adoro as sexta feiras 13, acho k vou ter sp mais um bocaditu de sorte.
Pena k esta teja constipada e nem de casa provavelmente vou sair=)
Sandra se te sair já sabes onde vamos nao ja?^^

Sandrinha disse...

vamos aos abafados? :P
LOOOOOOOOOOOOOL

Pistaxa disse...

Chego lá e compro akilo LOL

Sandrinha disse...

deixa de ser a taska das primas, passa a ser a tasca de kem?
ahahah

Pistaxa disse...

passa a ser a Abafa MA!

sr_bombas disse...

eu tb n tenho kualker superstiçao em relaçao ao dia 13 e um dia igual aos outros e ó sandrinha n te iludas k vai me sair e a mim :p