quinta-feira, março 01, 2007

Traição e Falsos Amigos

Todos nós precisamos de amigos, de aliados, companheiros, pessoas com quem podemos contar. Pessoas em quem podemos confiar, com quem podemos falar.

Ninguém consegue viver sozinho, e por muito que as coisas nos passem ao lado, acabamos sempre por repensar em certas coisas que fizemos, que dissemos.
Arrependemo-nos do mal que causamos a outras pessoas, isso acaba sempre por acontecer. Tudo o que desejamos aos outros voltará para nós com mais força.

Lá está a teroria do boomerang recentemente postada.


Eu ultimamente tenho desejado demasiado mal a certas pessoas, mas não lhes tenho feito mal. Não poderei dizer o mesmo quando se trata do contrário, porque além de me desejarem mal, também me fizeram mal.
Mas, na boa, quem me conhece sabe a força que tenho cá dentro, e que sobrevivo muito bem a situações complicadas.

Claro que não poderei dizer o mesmo de toda a gente, nem toda a gente tem essa sorte, de ter "coragem". Há quem deseje mal e que faça mal, mas que não está minimamente preparado para sofrer as consequências das suas maldades.

Mas em alturas como estas de maldades, sofrimentos e afins, as pessoas traem.. Traem os namorados, as namoradas, as namoradas com as amigas dela, os namorados com os amigos dele..

Mas, afinal, por que as pessoas traem?

A traição não é uma atitude que se possa chamar de moderna. Sempre existiu. Homens e mulheres, de uma forma ou de outra, nunca estiveram livres do "pecado" do adultério. É facto que, na nossa sociedade, a tolerância com a infidelidade masculina sempre foi maior do que com a das mulheres.
Com a revolução feminista, no entanto, o sexo dito "frágil" passou a preocupar-se menos com a dissimulação de seus actos, e, mais abertamente, a assumir que também está sujeita a dar as suas "puladinhas de cerca".

Mas, eu volto a repetir, afinal, por que as pessoas traem?

Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os factores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o(a) parceiro(a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceites pela sociedade."

A falta de diálogo entre o casal é outro motivo relevante. "Essa comunicação é transferida para outra pessoa. Opta-se, neste caso, por uma saída aparentemente mais fácil. Por vários motivos, é excluída a possibilidade de aceitar o outro como ele é. Ao invés de tentar crescer com seu parceiro, algumas pessoas passam a acreditar que só terão alegrias, emoções e crescimento fora do casamento", declara Olga.

Relações monótonas, que caem na rotina, também são convites ao adultério.

"Qual ser humano consegue viver sem emoção?", pergunta a especialista em dificuldades nos relacionamentos. Em situações como essa, as pessoas costumam acomodar-se. Esse conformismo, segundo Olga, "gera pessoas insatisfeitas, ressentidas, e arrependidas do que nunca fizeram..." Está aí aberta uma porta para a traição. "Mais dia menos dia, elas podem ser levadas a buscar, em outra pessoa, aquilo que ficou reprimido, por muito tempo, no relacionamento que está vivendo."

Traição significa ausência de amor?

O terapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Jr. acredita que "não necessariamente. Tudo depende de como o relacionamento se estabeleceu, desde o início".
O terapeuta faz distinção entre "amor" e "casal socialmente formado". "Uma pessoa pode amar outra, mas isso não significa que esteja disposta a se comprometer a acções e comportamentos socialmente determinados ou permitidos. As formas de pensar e a moral de cada pessoa não estão necessariamente associadas ao amor que sente."

Olga lembra que, "teoricamente, quem ama respeita e quem respeita não trai". No entanto, há casos em que as traições "são experiências fortuitas e ocasionais". O pior é quando "a infidelidade torna-se uma constante e serve como uma muleta para a manutenção de um relacionamento, buscando-se, lá fora, a complementação do que não se tem dentro de casa". Quando isso acontece, "é hora de se parar e refletir seriamente sobre seus ideais de vida e de relacionamento", alerta a psicoterapeuta.

Mas depois desta lenga lenga toda, eu pergunto-me, e uma coisa mais específica : "Porquê trair uma grande amiga com o namorado dela? Ainda por cima quando essa amiga nos pede ajuda para reavivar o relacionamento que sente estar a perder e cair na monotonia, e a falsa amiga dissimulada prontifica-se logo a ajudar?"

Como se costuma dizer, "Com amigos destes, quem precisa de inimigos.." Ou entao aquela velha máxima "Mantém os teus amigos perto, e os teus inimigos ainda mais perto"

Eu até posso entender e tentar aceitar algumas traições, mas neste ponto específico, eu nao entendo, e acho que nunca vou entender..

Mas a vida é mesmo assim, temos cá pessoas boas, e pessoas que não valem nada, e que acabam por ser descobertas. Acabam por ser vistas, como aquilo que realmente são. Pessoas sem caractér. Essas pessoas acabam por ser descobertas pelos outros, pelos seus amigos, e inimigos. A vida é mesmo assim.

What goes around comes around!!!

Eu deito-me todos os dias, com a consciência tranquila... E vocês?

(Desculpem-me a extensão do texto, mas tava a precisar de tocar e desabafar sobre este assunto **)

15 comentários:

Pistaxa disse...

Fogo realmente pior k uma traição dita em condições "normais" essa acho k nem tem desculpa possivel,alias eu era logo pa fogueira..pk pior k a traiºao da pessoa com kem temos uma relaçao é dos nossos amigos.....

"Mantém os teus amigos perto, e os teus inimigos ainda mais perto"

o pior é ke mesmo assim, e entao entre mulheres minha nossa...

Hugo Pinto disse...

k cena..
tens a minha solidariedade!!!
sei k nao serve d muito..
mas..
acho nestas alturas.. o melhor é mm pensar em nos!! nest caso em ti!!!
tipo.. com o tempo fui.m apercebendo.. k esta vida tem ciclos.. e geralmente as pessoas nao param p olhar p traz e verem pelos ciclos k passaram.. pk s o fizessem as coisas eram mais faceis..
passo a explicar:

por ex. gostamos mt d alguem.. o mundo td encerra-se nkilo.. (em alguns casos mais noutros menos.. ) mas dps algo corre mal.. e essa pessoa falha.. anda-se nao sei kt tempo a pensar.. nao consigo vivver sem ela(e) e nao ha mais nada.. parece impossivel voltar a sentir liberdade..e tal..
mas isso passa.. eu por ex. olho p tras e qd algo m corre mal assim do tipo.. olho p situaçoes k ja passei!!! e k sentia isso.. k nao havia mais nada.. e afinal! HOUVE!!! lol outra.. k tbm nao acabou bem.. e foi o m ciclo.. a questao é como ultrapassar isso.. esse ciclo o mais rapido possivel, d preferencia, para o nosso bem!
simples (..p kem ta d fora!;) é pensar k est momento mau vai passar.. so falta saber kt tempo vai demorar.. isso depende d ti.. eu costumo (nao é k isto m aconteça tds os dias lol mas..) pensar numa pessoa k ja gostei mt e tive uma desilusao.. do genero.. e vejo k hj nao m diz nada.. embora na altura parecess k o mundo ia acabar!! isto da uma visao mais real e palpavel.. nao tao teorica.. desta estoria d ciclo.. dps.. so é preciso juntar um uma coisinha!
pensar em nos! nete caso tu em ti.. tipo eu vou ficar aki assim.. sim pk sou EU!!! aki na merda e nao sei o k.. é ja seguir!!!! ate pk o tempo nao para..
e s nao formos nos a gostar.mos d nos.. defendermo.nos.. e tal.. kem sera?
ha mais mares k marinheiros.. ;)


CONCLUSAO:
caga neles!!!
..nao t merecem, e perderam uma boa oportunidade!!!

bjn

ps:peço dsc s o k escrevoi nao faz sentido nenhum.. mas foi sempre a andar a escrita.. e nao tive tempo d fazer uma revisao ao texto..

Pistaxa disse...

por acaso falaste mt bem sabes slow?esta coisa dos ciclos é algo k me faz mt confusão.....

Hugo Pinto disse...

cest la vie.. ha que kebrar os ciclos!!! lol
mas nao é uma ciencia exacta.. =S

a ju... disse...

Tinhamos aki tema para umas horas valentes! Mas, chegariamos ao fim (isto é, qd alguém mudasse de assunto) e ficariamos na mesma!!!

A questão é k existem pessoas más...i para mim essas são as pessoas que traem os(as) amigos(as), sim pk um namorado(a) é um(a) amigo(a)!

não me vou estender, pk haveria muito para falar.... apenas posso mandar á sandrinha muitos beijinhos repenicados, como mimo e como um incentivo à continuação dessa força que demonstras :)

Quanto ao assunto em si: espero n passar por isso e que tu recuperes bem ***

Sandrinha disse...

agradeço a todos a solidariedade e a força, mas tenho um pequeno reparo a fazer

nao é directamente cmg que se está a passar esta situaçao, mas com pessoas no meu circulo de amigos

é claro que magoa sempre, que doi sempre saber que estas coisas acontecem..
e sentimos isto pk tinhamos/temos respeito, estima e carinho por todas as pessoas envolvidas
pq nestas alturas desiludimo-nos bastante com kem trai e engana, e temos "pena" de quem está a ser traído..

Sandrinha disse...

e o que vamos fazer neste caso? ir assim sem mais nem menos dizer À pessoa que tá a ser traída por uma das suas melhores amigas?

ou vamos ter com os "traidores", dizer-lhe que sabemos o que se passa, mesmo eles tentando esconder, e vamos ouvir algo do tipo "mete-te na tua vida nao tens nada a ver com isso" ?

é uma situaçao mm complicada, porque adoro a namorada da traída e o namorado traidor ... a "outra", pk nem amante merece que lhe chame, essa ja tinha descido muito na minha consideraçao ao longo dos ultimos anos.. continuou uma amizade "formal", com respeito, mas pouco mais...

nao se pode fazer rewind? tava a precisar de fazer isso...

Pistaxa disse...

opao ke fazer eis a questão?eu por varios motivos hoje emdia acho k o melhor é mesmo mantermo nos á parte, mas isto tb acho k depende do grau deintimidade e confiança ktemos k as ditas pessoas,oke certo é keu nao conseguiria estar perante uma grande amiga minha namaior da palhaçada sabendo k outra suposta amiga lhe andava a saltar ao namorado...mete me comichao pronto..

a ju... disse...

são situações muuuiiii complicadas!!! Já tive numa, ajudei a traida e inda sobrou para mim no fim... estranho mas acontece!!!

O unico conselho que te posso dar é: faz o que o teu coração manda, e o que te deixa dormir sossegada.

Hugo Pinto disse...

eu chibava-me..

Anónimo disse...

sandrinha!!! chiba-te aqui ao mano que a malta ker é faceis... tou a ficar velho... pa correr atras lol... e o cafe com quem nos queremos????

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sr_bombas disse...

se realmente gostas da pessoa k ta a ser traida e se és amiga da mesma axo k devias contar o k se esta a passar,ate pk dps se ela vier a saber k tu sabias e n contas t,vai fikar magoada ctg e com razao,mas atençao k n e por ixo k deves contar mas xim pk te preocupas com os amigos,claro.eu s tivesse a ser traido sem saber preferia k esse meu amigo(a) me visse contar.

Anónimo disse...

Sem duvida.. what goes around, comes around!

Anónimo disse...

Se isso te esta a incomodar muito..primeiro ponto, o palhaço principal aki, é o namorado traidor, que tem k saber o lugar dele. Segundo, vai falar c ele, e dizer k sabes: é assim, ou ele conta, ou acabaras por contar tu, pois vais-te sentir muito incomodada, e afinal és amiga de quem, de quem fores amiga, é quem deves proteger..se fores falar c ela, provavelmente a cena não vai correr da melhor forma, logo, fala com ele e diz que sabes tudo e se ele gostar msm da tua amiga ele tem k acabar com a deslealdade, porque pior que a infedelidade é msm a deslealdade, para mim. Axo que ele é que tem k contar, não és tu, nem a a"amante", quem tem compromisso é ele, e se ela anda com ele (amante) é pk atao não é assim la mt amiga da vossa amiga... Ele só tem k tomar uma decisão e ser firme a ela caralh**!! Já chega de cobardes que kerem td ao msm tmp e dps os outros é que ficam mal vistos!!Seja como for, a tua amiga vai acabar por saber, as mulheres sabem de uma forma ou de outra, e um dia, mais cedo ou mais tarde, ele vai-se descair.. é so apanha-lo na curva, isto caso ele se acobarde e não assuma que errou e volte a lutar, a conquistar quem gosta, porque tds erramos e ás vezes é facil julgar, mas será bem assim.. na verdade só os que estão envolvidos nessa situação triste é que sabem como as coisas se passaram na realidade!Se isso te incomoda, como devo imaginar que sim, sê firme, sê dura, fala com ele, e se ele se mostrar incompreensivel, e te disser para te meteres na tua vida, diz-lhe que a tua vida é, entre outras coisas, os teus amigos, e para um bom entendedor, meia palavra basta!bjinho