domingo, janeiro 14, 2007

Tema do dia



Hoje não conseguimos passar umas horas sem ouvir falar de aborto. Uns a favor do sim, outros do não.
Penso que ninguém engravida com o intuito de abortar. No entanto, na sociedade competitiva em que vivemos, cheia de desigualdades, as mulheres devem ter opção. Opção a uma maternidade desejada, porque uma criança tem de ser amada, deseja e acarinhada. Opção ao aborto clandestino. Opção à sua dignidade. Opção a ter opção.

Existem, como é do conhecimento geral, iniciativas que visam a inexistência de uma maternidade desejada, como os métodos contraceptivos e o planeamento familiar. No entanto, como muitas mulheres são testemunhos vivos, estes planos nem sempre funcionam, e para garantir todos os pontos já enumerados a mulher deve poder decidir. Não é a sociedade que, despenalizando o aborto, vai estar a cometê-lo. É, sim, a mulher, que deve ter isto em conta na sua decisão. Ela é que tem de optar, não nós por ela, impondo-lhe um único caminho: o aborto clandestino e um perigo de saúde.

"Não estamos aqui para julgar ninguém", dizia há dias, num debate televisivo, um partidário do "não" no referendo da despenalização do aborto. Mas eu pergunto-me, se não estão a julgar ninguém, estão a fazer o quê?

0 referendo é justamente e somente para saber se quem faz um aborto até às dez semanas deve, ou não, ser poupado a uma condenação penal, incluindo a prisão. 0 "sim" é para despenalizar. 0 "não" é para manter a penalização. Nada mais está em causa no referendo. Não se trata de saber quem é contra e quem é a favor do aborto, quem o acha justificável ou não, moralmente condenável ou não. 0 que vai a votos é essencialmente a revogação de um artigo do Código Penal.
A lei criminalizadora que temos continua, infelizmente, no caminho da humilhação pública das mulheres e das suas vidas privadas, sem falar que poderá conduzir a uma pena de prisão de até 3 anos.

Para muitas mulheres o aborto é a única saída para conseguirem sobreviver.. Será que são insensíveis e não lhes custou? Claro que custou... Mas daí até serem acusadas na rua, apontadas como aquela que fez um aborto e ainda correrem o risco de serem presas por isso, isso não..
As "tias" ricaças que fazem abortos de 2 em 2 meses ninguém as vai prender e toda a gente sabe que elas o fazem...

Por isto e por muito mais, eu vou votar SIM pela despenalização no próximo dia 11 de Fevereiro.

E vocês?

16 comentários:

a ju... disse...

Não me alongarei no assunto! Mas para além de tudo, acho que este seria um referendo já há muito merecido! Uma votação ainda mais justa seria apenas dedicado ás mulheres...mas n kerendo ser acusada de feminista irreverente que votem os homens também... esperemos que corra dentro dos parametros da consciência humana!! Lembrem-se que votar SIM não é matar crianças (porque ate aos 3 meses de gravidez é apenas 'sangue),é dar uma chance a quem não a tem; é evitar de termos crianças a morrer de fome na rua, é evitar que mais mulheres morram... Um sim controlado é um sim à vida e não um apelo à morte!

Sandrinha disse...

mas lá está..
este referendo, infelizmente, ainda nao é pra votar a liberalizaçao do aborto, mas sim pra despenalizar as mulheres que o fazem, recorrendo ás clinicas privadas, à nossa vizinha espanha, ou pra quem nao tem recursos, ás camas imundas e facas infectadas..

ha ainda muita "confusao" acerca desta tema.. e muitas pessoas pensam que vontando sim, vao estar a matar uma criançinha..
e nao é isso que se está a votar aqui..

a ju... disse...

Estamos apenas a apelar que votem "sim"..para protejer as mulheres que, por vários motivos tem de abortar!!! Algumas por risco de vida....

Anónimo disse...

Voto Não.

Anónimo disse...

eu axo k o SIM deve ser em qualquer das circunstâncias!!! Concordo c a despenalização do aborto e concordo tambem c a liberalização do aborto, até pq no fundo vai dar ao mesmo... O aborto é considerado crime, no entanto, mtas vezes deixar essas crianças nascer traz outros crimes, q as faz sofrer mt mais....o problemas realmente s os homens pq se fosse só pelas mulheres ainda n andavamos a bater no mesmo assunto à tantos anos!!!

Anónimo disse...

o que vocês querem sei eu ... tsk.. andôr!!

Pistaxa disse...

eu relativamente a despenalizaçao soua favor do SIM mas qt a iberalização inda tenho as minhas duvidas.
Acho k devia ser liberalizado para algumas situações nomeadamente de deficiencia ou violação pk noutras situações ke te protegessem pk infelizmente mts mulheres não kerem saber (e nao me venham k a historia da informaçao)e vao arriscando,se assim ja fazem abortos a torto e a direito imagino se fosse legal ai é kera sempre a abrir.

a ju... disse...

nisso concordo pistaxa, algumas n kerem mm saber i o aborto passaria por apenas uma garantia do "n tem mal" ... concordo com a despenalização e a liberalização(cm parametros)!

quanto ao Nao que parece por aqui... não vem sustentado..

XuxuPereKa disse...

EU VOTO SIM!

e toda a gente o deveria fazer, pk mesmo k o aborto continue a ser crime as mulheres vão continuar a faze-lo! e sem condições!

não esqueçam`que muita boa gente por ai que é pelo não, e ja abortou! e tem dinheiro pra ir a espanha faze-lo... e tb à por ai ppl que é favor do não, pudera, numa relação homosexual (PP) é impossivel se gerar um filho!!!

http://xuxupereka.blogspot.com

Pistaxa disse...

LOOOL na sejas mauzinho kebras LOL
Eu pelo contrario acho k a maior parte do sim é pk ja o fizeram.
Eu pelo menos tenho conhecimento de varias mulheres k já sendo como é ja fizeram uns qts imagino se fosse legal..acho k pode ser liberalizado mas as situaçoes devem ser estudadas e controladas senao nao vai haver maos a medir e as listas de espera vão chegar a espanha =)))

Pistaxa disse...

na falaste mal nao senhor..=)

Mas uma coisa tb é certa, fala se das kekes k vao a espanha e tal, mas se o fazem ou se se descuidam ao menos sabem k têm dinheiro para fazerem algo em condiçoes e sem riscos.
agora uma pessoa sem condições financeiras e inda correr esse risco qd hoje em dia não ha desculpa possivel....sinceramente não tenho pena, na tem condições não faz e previne para k não aconteça!
eu tb não ando ai a pedir empréstimos a torto e a direito se sei k na tenho meios para o pagar, e isto na invalida k muitas kekes o façam certo?
eu concordo k mt do k disseram aki mas certos argumentos....
concordo k mts erros podem acontecer dai tb ter falado na avaliaçao da situaçao em si..

sr_bombas disse...

ja foi kuase td dito aki,eu voto xim

Danuka disse...

Se cada casal (seja casado ou nao) recebesse 1000 contos por cada criança k nasce ja ninguem se preocupava com o aborto e keriam era ter filhos a torto e direito..mas como infelizmente neste pais nao ha condiçoes nem subsidios em condiçoes para sustentar crianças venha de la o aborto..k mtos vao aproveitar para dar a desculpa "ai nao tenho condiçoes pa comprar fraldas" mas se for preciso andam ai a gastar dinheirinho em roupinhas novas e etc.Devia ser liberalizado e despenalizado de acordo com o "status" social de cada um..mas isso ia dar mto trabalho ao Estado e a Segurança Social e trabalho ja eles tem mto..tadinhos...e kto ao referendo so pa mulheres..axo k nao..uma criança e feita por 2 pessoas..Mas seja despenalizado ou nao..so kem tiver dinheiro é k o vai fazer na mesma a unica diferença e k nao tem julgamento, deviamos estar a discutir a liberalizaçao e nao a despenalizaçao..pk sendo despenalizado...as clinicas vao cobrar na mesma mundos e fundos..so vai la kem tem dinheiro..a unica diferença e k nao tem k fugir pa Espanha..poupa-se na gasolina..
Prometo aprofundar melhor o assunto kdo estiver sobrio..

Anónimo disse...

Eu acho ridículo que se ponha um referendo sobre uma tema tão delicado e movimentador de massas como o Aborto a uma população que está, na sua esmagadora maioria, desinformada e levada pelas razões populistas do SIM e NÃO. Muitos ainda devem pensar que o SIM implica poder abortar à vontade e o NÃO é a última salvação da decência humana. Muitos também ainda não sabem sequer dos actuais processos legais da lei do aborto em Portugal.

Em Portugal pode abortar-se legalmente nas primeiras 16 semanas de gravidez caso haja prova que o bebé irá nascer com malformaçoes ou doenças incuraveis e potencialmente letais. É possivel abortar até às 12 semanas em caso de violaçao ou risco de vida/lesao fisica permanente/saude mental para a mãe. É SEMPRE possivel realizar o aborto caso seja a unica maneira de preservar a vida e integridade fisica da mãe. Todas estas situações anteriores padecem de consentimento informado da mulher ou de um responsavel clinico (no caso de se tratar de uma menor ou doente impossibilitado de tomar descisoes)

Praticas de aborto clandestinas fora destes parametros incorrem em penas de prisao tanto para a mulher como para os medicos/enfermeiros/charlatoes que o pratiquem. Estas penas podem ir de 2 a 8 anos, conforme o caso, com risco de pena agravada.

A pergunta que hoje se faz aos portugueses é "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?". Eu digo que SIM. Há muitos outros factores que não são abrangidos pela actual lei portuguesa e que afectam a vida futura da mãe e da criança. Mais do que deitar novas vidas ao Mundo, é preciso dar condições a essa Mundo para as acolher.

E um aborto não é a mesma coisa que ir medir a tensão. É uma experiência violentadora e muito difícil. Duvido que alguém com o mínimo de auto-estima se submeta a este processo como medida contraceptiva recorrente com alguns partidários do NÃO especulam.

Já me alonguei um bocado, espero que todos votem informadamente em Fevereiro. Abreijos.

Pistaxa disse...

"Duvido que alguém com o mínimo de auto-estima se submeta a este processo como medida contraceptiva"

Eu na acho ke seja caso de auto estima, é mesmo caso de consciencia que não tême dpz pronto lá se faz mais um.

Sandrinha disse...

bem, isto está animado..
só espero é que todos votem conscientemente no proximo dia 11.. e por favor, informem os mais velhos para o que realmente estamos a votar...
senao nao saimos da cepa torta!