domingo, agosto 27, 2006

Sugestão de leitura II




O novo romance de Ferréz sobre pessoas que amam e odeiam em explosivas proporções
Este é o segundo romance de Ferréz e o consagra como uma das vozes da ficção brasileira contemporânea. Três anos depois de estrear na literatura com Capão Pecado – ambientado em Capão Redondo, o bairro onde mora em São Paulo – o escritor nos brinda com um novo livro, explorando com vigor estilístico o cotidiano violento de nossa época.
Escrito com uma narrativa lancinante e ritmo veloz, Manual Prático do Ódio é uma história abertamente inspirada em vidas reais e também inventada pelo talento de ficcionista de Ferréz.

Régis, um dos protagonistas desta engenhosa trama, tem vontade de ter um sítio para curtir com a família o que há de melhor na vida. Mas ele investe tudo o que ganha em armas, tem sonhos mais complexos, e não imagina uma rotina sem muita grana na poupança e sem pelo menos ser dono de um mercado ou de um posto de gasolina. A união com Lúcio Fé, Celso Capeta, Aninha, Mágico e Neguinho da Mancha na Mão lhe dá grandes esperanças de fazerem um bom dinheiro. Juntos eles se organizam para a "correria" certa, o golpe perfeito, aliando-se numa conspiração sem ponto de retorno ou juízo de valor.

Manual Prático do Ódio conta a história de um grupo que planeja um assalto, mas também fala de outros medos e mistérios universais, de personagens que cultivam razões odiosamente humanas para matar, amar ou morrer. As diferentes facetas do ódio que, numa engrenagem cruel, afeta também gente como o metalúrgico Paulo, amante de livros e inconformado com o estado de degradação da comunidade onde vive; e ainda como o garoto Dinoitinha, um vendedor de flores, que está a um passo de se iniciar nas artimanhas das "quebradas".

Sem comentários: