quarta-feira, novembro 14, 2007

Sinais dos tempos

Na sequência do brutal assassínio de uma mulher em Roma por um imigrante ilegal romeno, a Itália começou a deportar clandestinos vindos da Roménia que se aglomeram em bairros da lata improvisados em várias cidades. As expulsões não estão confinadas a Roma, havendo também notícia da destruição de aglomerados semelhantes e da expulsão de ilegais romenos em Florença, Génova, Turim, Bolonha e Milão. O governo italiano aprovou legislação de emergência que permite a deportação expedita de imigrantes com cadastro. O primeiro-ministro italiano, o socialista Romano Prodi, sublinhou a necessidade e a pertinência de tais medidas. Entretanto, a opinião pública italiana ficou siderada quando o chefe da polícia romena, Georghe Popa, declarou a um jornal: “Desde que a Roménia entrou na União Europeia, os roubos, a violência e os roubos por esticão diminuíram 26 por cento”. Ou seja, a absurda abertura da UE a Leste parece ter tido como principal consequência a “exportação” do crime para Ocidente. Grande parte dos media europeus têm feito o seu melhor para ignorar ou minimizar as deportações dos ilegais romenos em Itália, talvez pelo facto de Prodi ser um homem de esquerda. Se Silvio Berlusconi ainda estivesse no poder e estas medidas tivessem sido tomadas sob a sua tutela, os uivos de protesto e as acusações de “racismo” e de “xenofobia” ter-se-iam ouvido nos Urais, e a cobertura mediática teria sido bem diferente. Mas o verdadeiro teste será quando, além dos romenos, dos ciganos e outros indesejáveis de Leste, começarem também a ser apanhados por esta nova legislação os imigrantes ilegais africanos envolvidos no crime organizado, envolvendo a falsificação de documentos, o tráfico de droga ou os roubos e a violência de gangs. E em Portugal, será que só se vai começar a reagir como em Itália quando for tarde demais? Ou mesmo nunca?

6 comentários:

Godfather disse...

Muito interessante...se os italianos não andassem com a cabeça enfiada no próprio rabo, poderiam até ver o panorama completo. Qual é a deles? Não querem concorrência estrangeira às brutais máfias de origem italiana?
Descrevem o assassinato de "uma mulher italiana" como "brutal"...pois...mas e as mulheres de leste (incluindo romenas) que são escravizadas e forçadas à prostituição em Itália? Essas quando perdem valor comercial são, na maioria das vezes mortas (isto é prática corrente da Camorra, a máfia napolitana).
Deixem-se de individualismos nacionalistas, para apontar o dedo acusador aos criminosos de origem estrangeira, porque até em Portugal os maiores criminosos não são importados, eles ostentam orgulhosamente a marca "made in Portugal"

desenkaminhado disse...

ate aposto k nunca ninguem os "insultou" kdo era moda "lavarem" vidros nos semaforos...

Pistaxa disse...

LOOOL este assunto é sempre controverso..clarp k criminosos temos nós k baste nomeadamente mafiosos, na fosse um exemplo o vosso kerido pintinho da costa =DD, ainda assim resumindo e conlcuindo, o keu acho é k deviamos tomar medidas como no basil, na medida em k qd houvesse incidentes era td corrido a xumbada e pronto.só k infelizmenté lá nao tem o mm impacto pk akilo já é mais selva k outra coisa, e aki vaiser preciso chegar ao mesmo para k a nossa policia tenha o material adekuado e acima de tudo, a permissão para o usar.

P.S - o keu tenho mais visto ultimamente são mafiosos e afins a concorrerem á policia e pior k tudo..é k entram..

Godfather disse...

Insultar a malta que lavava vidros nos semáforos? Nah!!!!
Lá nisso sempre tive muita sorte, primeiro porque ando quase sempre com o vidro sujo qb e é sempre engraçado ver duas "boazonas" a abanar as mamas enquanto fazem o serviço de limpeza.
lol
PS: Ò Pistaxa, "correr tudo à chumbada"? E que tal beber umas caipirinhas? Bem melhor, não achas?

Pistaxa disse...

LOL foi o keu kiz dizer com as xumbadas ^^

Unknown disse...

godfather assino por baixo... sera k antes da uniao europeia se abrir a leste n existiam mortes brutais em italia ou outro país kkr? se foxe o vizinho italiano do 3º eskerdo a matar brutalmente a senhora, isso passava a ser estatistica... como foi um imigrante... wtever axo k ja mostrei kual é a minha opiniao sobre este tipo de assuntos xenofobos e so me ia estar a repetir