terça-feira, novembro 27, 2007

Impacto Frustrante em Espanha


"Há quase dois anos, com a entrada em vigor a lei antitabaco em Espanha, a 1 de Janeiro de 2006, o Ministério da Saúde lançava a mensagem de que deixar de fumar e respeitar os espaços sem fumo beneficiaria fumadores activos e passivos. A legislação contou com o apoio da maioria dos consumidores, 75% dos quais valorizaram a proibição de fumar nos locais de trabalho e 71% aplaudiram as restrições em estabelecimentos de hotelaria.

Dois anos depois, as contas são estas, a maioria dos 7500 restaurantes e 33 000 bares de Madrid permitem fumar, segundo a Federação Espanhola de Hotelaria. Todos os espaços com mais de 100 metros quadrados preparam zonas para fumadores, enquanto 99% dos mais pequenos escolheram deixar os clientes fumar. Segundo José Luís Salazar, da Associação de Bares de Madrid, "para os bares de menos de 100 metros quadrados, nada mudou". Quanto às discotecas, os empresários consideraram inviável dividir os seus espaços.

Segundo a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica, o impacto da lei na redução da exposição ao fumo não passa dos 16% nos locais de entretenimento, uma redução que valoriza como "testemunhal". Maior surpresa é o impacto nas empresas, onde é absolutamente proibido fumar, mas onde a redução da exposição ao fumo foi apenas de 58%, quando deveria ser próxima dos 100%. Pior ainda foram os centros educativos, onde a redução se limitou aos 50%."

Provavelmente irão ver daki a 2 anos noticia identica... sobre Portugal lol


1 comentário:

Pistaxa disse...

Eu cá acho mt bem proibirem na maioria dos espaços, e mesmo em dividirem os mesmo..em termos de discotecas e bares é que me parecemais complicado mas tb se muito conseguem pk nós nao conseguiriamos?Hábitos