O tema principal do Dia Internacional da Saúde Mental, a coexistência de doenças físicas e mentais, reflecte bem a realidade da experiência das pessoas.
Apesar de tendermos a considerar cada doença isoladamente, as pessoas são, com frequência, afectadas por múltiplas enfermidades. Para muitos, sofrer de uma doença mental e física ao mesmo tempo é o mais comum. Esta realidade é especialmente prejudicial para certos sectores da população como as pessoas idosas e os pobres, uma vez que as doenças tendem a aumentar e a agravar-se com a idade e em consequência de condições de vida desfavoráveis. A explosão mundial do VIH/SIDA, o ressurgimento de causas de mortalidade como a tuberculose e o aparecimento de novas infecções sublinharam a relação entre doenças físicas, por um lado, e depressões, por outro. Daqui resultam outras complicações, uma vez que, em algumas pessoas afectadas por uma doença física, uma perturbação mental não só aumenta o grau de sofrimento como as torna menos capazes de manter um tratamento.
É evidente que, ao tratar uma doença, obteremos melhores resultados considerando o indivíduo como um todo, em vez de cuidarmos apenas de partes desse todo. Este facto requer que os que prestam cuidados de saúde – mental e física – trabalhem conjuntamente, concentrando as suas responsabilidades e pontos fortes individuais numa acção de cooperação.
Neste Dia Internacional de Saúde Mental, assumamos o compromisso de tratar as pessoas e não apenas algumas partes delas.
MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, KOFI ANNAN,
POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
10 de Outubro de 2004
POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
10 de Outubro de 2004
1 comentário:
Ai jasus saude mental nao keu agora em setembro ja me fartei de falar disso hihih
O unico komentario k tenho k fazer é kada x menos as pessoas têm uma boa saude mental hihih
Enviar um comentário