segunda-feira, outubro 10, 2005

Dia especial



O tema principal do Dia Internacional da Saúde Mental, a coexistência de doenças físicas e mentais, reflecte bem a realidade da experiência das pessoas.

Apesar de tendermos a considerar cada doença isoladamente, as pessoas são, com frequência, afectadas por múltiplas enfermidades. Para muitos, sofrer de uma doença mental e física ao mesmo tempo é o mais comum. Esta realidade é especialmente prejudicial para certos sectores da população como as pessoas idosas e os pobres, uma vez que as doenças tendem a aumentar e a agravar-se com a idade e em consequência de condições de vida desfavoráveis. A explosão mundial do VIH/SIDA, o ressurgimento de causas de mortalidade como a tuberculose e o aparecimento de novas infecções sublinharam a relação entre doenças físicas, por um lado, e depressões, por outro. Daqui resultam outras complicações, uma vez que, em algumas pessoas afectadas por uma doença física, uma perturbação mental não só aumenta o grau de sofrimento como as torna menos capazes de manter um tratamento.

É evidente que, ao tratar uma doença, obteremos melhores resultados considerando o indivíduo como um todo, em vez de cuidarmos apenas de partes desse todo. Este facto requer que os que prestam cuidados de saúde – mental e física – trabalhem conjuntamente, concentrando as suas responsabilidades e pontos fortes individuais numa acção de cooperação.

Neste Dia Internacional de Saúde Mental, assumamos o compromisso de tratar as pessoas e não apenas algumas partes delas.


MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, KOFI ANNAN,
POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
10 de Outubro de 2004

1 comentário:

Pistaxa disse...

Ai jasus saude mental nao keu agora em setembro ja me fartei de falar disso hihih
O unico komentario k tenho k fazer é kada x menos as pessoas têm uma boa saude mental hihih